15 de Novembro de 2025

22ª Caminhada da Liberdade destaca descolonização e celebra a cultura negra no Dia da Consciência Negra

A 22ª edição da Caminhada da Liberdade será realizada nesta quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, reafirmando seu papel como um dos mais importantes manifestos contra o racismo e em celebração à cultura negra na Bahia. O cortejo sairá, como de costume, da Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê, no Curuzu. A concentração começa às 12h, no próprio bloco afro, de onde participantes seguirão pelas ruas do bairro com o tema deste ano: “Descolonizar a África é libertar o Brasil”.

Organizado em parceria com o Fórum de Entidades Negras da Bahia e com apoio do Governo do Estado, o evento reforça a luta por igualdade racial, autonomia dos povos africanos e afirmação das identidades negras. A Caminhada da Liberdade se consolidou como um dos principais atos políticos e culturais do 20 de Novembro, mobilizando a população para refletir sobre a história, as lutas e as conquistas do povo negro.

Nesta edição, o homenageado é Ibrahim Traoré, presidente de Burkina Faso, reconhecido internacionalmente como símbolo de uma nova geração de lideranças africanas que enfrentam o neocolonialismo e defendem a soberania de seus povos. A escolha reforça o diálogo entre as lutas africanas contemporâneas e a resistência negra brasileira.

A Caminhada da Liberdade promete mais uma vez unir música, ancestralidade, arte e reivindicação política, reafirmando que celebrar a Consciência Negra é também manter vivo o compromisso com a justiça, a liberdade e a construção de um Brasil verdadeiramente antirracista.

Whatsapp

Galeria

Canta Bahia Salvador (Dia 05/07)
Canta Bahia Salvador (Dia 04/07)
Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Ver todas as galerias

Eu fui!