04 de Outubro de 2025

Festival “Ler e Brincar" acontece de 9 a 11 de outubro na Biblioteca Central do Estado

Serão três dias de programação gratuita voltada para as crianças, com Contação de Histórias, Musical da Menina da Cabeça Quadrada, Peça Teatral ‘O Brincoder de Pepe’ e muito mais.

A Biblioteca Central do Estado da Bahia irá se transformar em um grande palco para a celebração da infância. Com curadoria da escritora Emília Nuñez, o Festival "Ler e Brincar: Biblioteca é Lugar de Criança”, acontecerá nos dias 09, 10 e 11 de outubro. A programação reúne contações de histórias, bate-papos, lançamentos, espetáculos teatrais e musicais, além de momentos especiais que aproximam os pequenos leitores da criação literária.

O festival, que acontece em outubro, considerado o mês das crianças, presta homenagem a duas grandes referências da cultura e da educação no Brasil: Mabel Velloso e Lydia Hortélio, mulheres que dedicaram suas vidas a valorizar a palavra, a música, as cantigas e a memória da infância. O evento é uma realização da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia.

“O Festival Ler e Brincar nasce como mais uma importante ação do Governo do Estado, visando aproximar as crianças dos livros e das bibliotecas, criando experiências lúdicas e acolhedoras que despertam o prazer da leitura. Uma ação essencial para a formação de novos leitores e para o fortalecimento de vínculos com o universo literário. Afinal, a infância que encontra os livros descobre mundos infinitos, e o Festival une fantasia, leitura e diversão.”, ressalta Sandro Magalhães, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon.

Durante os três dias de atividades, escritores, artistas, educadores e crianças se encontram para afirmar que a biblioteca é um espaço vivo, lúdico e plural. Além da participação de escritores como Ricardo Ishmael, Marta Caldas, Vovó Cici, Luiza Meireles, Maurício Akin e Yale Tárique, Denízia Kawany Fulkaxó, Marta Caldas, Débora Maria, Renata Fernandes, Sálua Chequer e Igor Trovanova, Ana Fátima e Anderson Shon, o festival apresenta o Musical e Peça Teatral.

Musical A Menina da Cabeça Quadrada com o Grupo Ciranda

O Musical é uma contação de história com músicas autorais do Grupo Ciranda para o best-seller da autora baiana Emília Nuñez. Rocks, sambas e cirandas vão ajudar a pequena Cecília a "desquadradizar" a cabeça da criançada que, assim como ela, exagerou nas telas.

Peça teatral: O Brincoder de Pepe                                                                      

Interpretado pelo ator Danilo Cerqueira, com direção do artista transdisciplinar Luiz Antônio Sena Jr., o espetáculo convida crianças e jovens a perceberem a brincadeira como linguagem de expressão e ferramenta de transformação, celebrando a infância como território de imaginação, resistência e potência criativa. A peça é uma adaptação cênica do conto infantil de Deko Lipe.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – FESTIVAL LER E BRINCAR
9 de Outubro (quinta-feira)
Manhã
9h- Marta Caldas conta: A Festa dos Números.
9h30 - Débora Maria conta: Eu amo meu black
10h - Um encontro no Sitio que sonhamos: Ana Fátima e Anderson Shon contam histórias
Tarde
14h - Histórias e Brincadeiras dos povos indígenas Kariri Xocó com Denízia Kawany Fulkaxó
15h - Bate-papo: Crianças que escrevem brincam de criar histórias, com Luiza Meireles, Maurício Akin e Yale Tárique.

10 de outubro (sexta-feira)
Manhã
9h - Renata Fernandes conta e brinca com: A lagartixa com cara de Salsicha
10h - Peça teatral: O brincoder de Pepe
14h - Vovó Cici lança o livro “Oxalá, o Grande Pai que Olha por todos”.
15h - Ricardo Ishmael brinca de ler “Quinca no Mundo da Lua”.

11 de outubro (sábado)
9h30- Emília Nuñez & Grupo Ciranda apresentam: Musical A Menina da Cabeça Quadrada
10h30 - Sálua Chequer e Igor Trovanova em: Essa Toalha tem Estória de ler e de brincar!
Homenagem a Mabel Velloso e Lydia Hortélio

Fonte: Ascom/FPC

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Canta Bahia Salvador (Dia 05/07)
Canta Bahia Salvador (Dia 04/07)
Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Ver todas as galerias

Eu fui!