28 de Março de 2024

Aumenta número de cidades com vocação turística na Bahia

2017 foi um ano produtivo para a rede de turismo na Bahia. Repercutindo a diversidade de roteiros no estado e o bom acolhimento do trade turístico, 33 destinos baianos foram incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro como cidades com vocação turística. O material é produzido pelo Ministério do Turismo. Com crescimento de 28%, agora, 150 municípios integram o mapa da Bahia. Distribuídos por 13 regiões, eles foram classificados como A, B, C ou D.

O mapeamento indica que 53 cidades estão localizadas nas categorias A, B e C (aquelas que reúnem fluxos de turistas nacionais e estrangeiros). Integram essa lista, por exemplo, Salvador, Porto Seguro, Itacaré e Cachoeira. Novas cidades foram incluídas nesse mesmo bloco, como Alagoinhas, Cruz das Almas, Dias D’Ávila, Euclides da Cunha, Ipiaú, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus e Simões Filho.

Os outros 97 municípios estão nas categorias D e E (acesse aqui a lista completa). Nesse grupo, estão os destinos que possuem significativo papel no turismo regional e precisam de apoio para geração de empregos e consolidação de hospedagens. Mucugê, na Chapada Diamantina, é um exemplo baiano.

Segundo o Ministério do Turismo, em todo país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turístico. Os números indicam um aumento significativo em relação ao mapa de 2016, quando foram inseridas 2.175 cidades em 291 regiões. Para que os destinos sejam incluídos no mapa, precisam atender a alguns requisitos, como ter órgão responsável pela pasta de turismo e destinar recursos para o setor na Lei Orçamentária.

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!