19 de Abril de 2024

Biancamano é reduto da comida italiana, em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá

Quando se pensa em Bahia, é difícil imaginar que os italianos também aportaram por aqui. Mas em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, eles não só se fixaram, como deixaram o que há de melhor na gastronomia. O Ristorante Biancamano é um cantinho famoso na região pela comida italiana artesanal, onde você encontra massa fresca e molho tradicional.

A Itália é referência na decoração do lugar
(Foto: Reprodução / TripAdvisor)

 

Fundada em 1977, a casa tem no cardápio uma diversidade de massas e molhos, além da tradicional pizza. O Spaghetti na Panelinha é um dos pratos mais pedidos: a massa e molho (seja qual for o escolhido) sempre estarão no ponto certo. As lasanhas também acertam em cheio no gosto do baiano: são caprichadas nos recheios, que podem ser bolonhesa, queijo e presunto. 

Mas o prato mais elogiável da casa nem é tão italiano assim. O filé a parmegiana, de carne ou de frango, é forte candidato a ser um dos melhores que você já comeu na vida. Peça sem medo de errar. 

O atendimento é um dos pontos de destaque do Biancamano, onde os funcionários são bem treinados e atenciosos. Para quem vem de fora, os preços são atrativos: os pratos giram em torno de R$ 60 e servem duas pessoas. No entanto, para o público local pode pesar um pouco no bolso. 

Nas paredes, você encontra referências à travessia que trouxe os imigrantes italianos ao Basil: fotos de barcos e da família, até poemas que contam a saga do povo. Em 2017, o restaurante fez um investimento em ar-condicionado, o que deixou o ambiente simples muito mais confortável, por calor é o que não falta na região. Se só tiver de passagem mesmo, lembre-se que as massas e molhos também podem ser levados congelados para casa. 

Veja outros destaques do Vale do Jiquiriçá:
Barragem da Pedra e Rio de Contas são alívio para o calor de Jequié, a Cidade Sol

Caminho da Paz: peregrinação e meditação

Aventura nas alturas: voos de asa delta e parapente em Santa Terezinha

Se ligue!
Ristorante Biancamano
Avenida Mal Deodoro da Fonseca, 320, Jaguaquara /  (73) 3534-1078
Terça a domingo, 11h às 14h30 e 19h às 22h

Preços e serviços apurados em fevereiro de 2018

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!