28 de Março de 2024

Aventura nas alturas: voos de asa delta e parapente em Santa Terezinha no Vale do Jiquiriçá

Voar de asa delta ou parapente é uma experiência inesquecível. A sensação de ter o vento na cara em alta velocidade e e uma paisagem deslumbrante a seus pés fica na memória por muito tempo. A Praia de São Conrado, no Rio de Janeiro, é um dos cenários mais conhecidos no país e atrai gente de todo o mundo para a prática de voo livre. Mas não é preciso ir muito longe para experimentar essa aventura. A Bahia também tem picos para isso. Santa Terezinha, no Vale do Jiquiriçá, é destino certo para quem quer se aventurar pelos ares em voo duplo (quando duas pessoas voam juntas no mesmo aparelho), com segurança e instrutor experiente, é claro. 

Decolagem de asa delta na Rampa do Boqueirão
(Foto: Iuri Brito/Divulgação)

 

De lá de cima, a paisagem destampada é impressionante. A mistura de vegetação característica da caatinga com pontos de mata atlântica e inserlbergs (ilhas terrestres) são o diferencial do Vale do Jiquiriçá. A época com melhores condições climáticas para a prática do voo livre na região é entre setembro e dezembro.

O município, a 202 km da capital, tem dois pontos para voo. A Rampa da Serra da Jibóia (a 18 km) com altitude de 786m e desnível de 530. Um dos principais prós do lugar é a térmica bem forte, excelente para voos de longa distância (XC ou Cross Country). Nesta modalidade, a ideia é subir o máximo utilizando as térmicas para partir numa determinada direção procurando voar o mais longe possível. Já a desvantagem desta rampa é o vento muito forte para parapente na maior parte do ano, exceto no verão.

Voo de asa delta no Vale do Jiquiriçá 
(Foto: Iuri Brito/Divulgação)

 

 Já a Serra do Pico do Boqueirão (a 9 km da cidade) tem 453 m de altitude e 200m de desnível. Uma das vantagens da área é térmica forte e facilidade no vôo e resgate do cross. O mesmo vento forte é uma desvantagem durante a temporada, por isso é aconselhado ter experiência de decolagens nessas condições.

A experiência do piloto e o conhecimento dele do local e das condições climáticas são imprescindíveis para o voo duplo. Antes de fazer qualquer atividade deste tipo, procure referências do profissional e da agência escolhidos. Converse antes, tire todas as suas dúvidas até ter certeza que quer saltar de asa delta ou parapente. Você também será uma peça importante na atividade e precisará estar totalmente à vontade com a ideia. A média de preço para 30 minutos de voo com fotos e filmagem é R$ 250. 

Paisagem na região de Santa Terezinha
(Foto: Divulgação)

 

A Escola de Voo Puro Ar (instrutores José Herbert, Junior Pureza e Nei Voador) oferece o serviço em Santa Terezinha nos fins de semana através da Santerê Viagens e Turismo, de Iuri Brito. A agência também tem opções de turismo de aventura como ciclismo, caminhada e motocross. Aí vale a pena esticar a estadia para pelo menos mais um dia e aproveitar algumas das nove modalidades de turismo de aventura que Santa Terezinha tem a oferecer. Em abril de 2018, a cidade receberá a quarta edilção do Suba 100, primeiro challenger de mountain bike realizado na Bahia. 

Se ligue! 
Santerê Viagens e Turismo
: 75 99999-0273, Iuri Brito
 

Onde se hospedar
Estalagem Serra da Jibóia: 75 99802-3046
Hotel Fazenda Casa Forte: 75 9954-5991
Recanto das Rosas: 75 3639-2283
Pousada Vôo Livre: 75 3639-2310 
Pousada do Conselheiro: 75 99933-5281

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!