Celebrações do Novembro Negro fortalecem identidade e cultura afro-brasileira, no Sertão do São Francisco

As escolas da rede estadual vinculadas ao Núcleo Territorial de Educação do Sertão do São Francisco (NTE 10) movimentaram o mês de novembro com uma programação diversificada, que destacou a importância da Consciência Negra. As 39 unidades e 80 anexos dos dez municípios desenvolveram ações que envolveram música, dança, teatro, capoeira, audiovisual e outras expressões culturais, reforçando o reconhecimento da ancestralidade e o respeito à identidade afro-brasileira. O conjunto das atividades foi resultado do trabalho construído ao longo do ano letivo em toda a Bahia, consolidando práticas pedagógicas voltadas para a educação antirracista da Secretaria da Educação do Estado (SEC).
As atividades evidenciaram o compromisso das escolas com a valorização da história do povo negro, promovendo igualdade racial e estimulando reflexões sobre o impacto dessa herança na formação social do Brasil. O diretor do NTE 10, Regivaldo Menezes, ressaltou o esforço. “Este movimento fortalece o protagonismo estudantil, amplia o debate sobre consciência racial e reafirma o compromisso da rede estadual com uma educação que valoriza a história e a cultura afro-brasileira”.
Ações que alcançaram a comunidade
Um dos pontos centrais das iniciativas foi a integração entre estudantes, professores, gestores e membros das comunidades locais, fortalecendo vínculos e ampliando o alcance das ações. O professor de Filosofia do Colégio Estadual Doutor Juca Sento Sé, Elton Rocha, destacou a força mobilizadora da 2ª Caminhada Contra o Racismo, realizada no município de Sento Sé. “Geramos visibilidade para a causa antirracista. Como disse Angela Davis, em uma sociedade racista não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”, declarou, citando a filósofa e ativista norte-americana. O professor reforçou a relevância da mobilização. “Racismo é crime. Precisamos valorizar o povo negro, que tem importância histórica na formação da sociedade brasileira em diversos aspectos”.
A professora de História do Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (CODEFAS), Juliana Duarte, descreveu sua participação como uma vivência marcante. “Tivemos a oportunidade de levar para além dos muros da escola todo trabalho pedagógico desenvolvido ao longo do ano, dialogando diretamente com a comunidade e valorizando a nossa ancestralidade e identidade”. A professora destacou, ainda, que os materiais sobre comunidades quilombolas foram compartilhados, via QR Code, no desfile realizado em Juazeiro. “Buscamos ampliar o alcance do aprendizado, promovendo informação de forma acessível e envolvente. A iniciativa representou um marco na história da escola e na minha trajetória profissional”.
Os estudantes também protagonizaram as ações e relataram experiências transformadoras. O aluno Manoel Rodrigues da Silva Neto, do Colégio Estadual Dona Guiomar Barreto Meira, localizado em Juazeiro, destacou a união e o engajamento coletivo. “O desfile mostrou que o povo preto tem voz e força. Foi tudo muito alegre, interativo e marcante, com a participação de alunos, professores, familiares e pessoas da comunidade, inclusive brancas e com deficiência, o que reforçou a importância do respeito e da inclusão”. O estudante do CODEFAS, Guilherme Pereira, também celebrou seu percurso. “Participar do evento fortaleceu meu letramento racial e minha educação antirracista. Foi a realização de um sonho e me fez entender que devemos ocupar nossos espaços com orgulho da nossa cor”.
ÚLTIMOS POSTS
Receita da zona turística Vale do São Francisco vence Concurso da Moqueca 2025
VIAJE NA MESA 25/11/2025 12:05Celebrações do Novembro Negro fortalecem identidade e cultura afro-brasileira, no Sertão do São Francisco
NOTÍCIAS 25/11/2025 09:59Seagri leva concurso de qualidade do mel para a Fenagro 2025
NOTÍCIAS 24/11/2025 16:13Festival Movaê encerra edição com show da Banda Afrocidade e celebração à música negra baiana
NOTÍCIAS 24/11/2025 12:10Estrada do Chocolate é reconhecida como referência nacional em turismo sustentável
NOTÍCIAS 24/11/2025 10:34Ver todas as notícias