Cooperativa de Maragogipe amplia produção com novos itens minimamente processados
A Associação Comunitária do Brinco (Abrinco), localizada em Maragogipe, dá mais um passo importante para gerar renda e promover a autonomia de agricultores e agricultoras familiares. Reconhecida pela produção de derivados de mandioca, a associação agora amplia sua atuação e passa a oferecer novos itens minimamente processados, como abóbora, jaca desbagada e inhame cortados e embalados a vácuo.
O presidente da Associação, Antônio José da Cruz, conhecido como Zé do Brinco, explica que a diversificação é fruto de inovação e atenção às demandas do mercado. “A ideia dos minimamente processados surgiu da nossa busca por formas mais eficientes de conservar os produtos, garantindo frescor, sabor e qualidade por mais tempo. Para a comercialização, estamos otimistas, pois esses itens foram pensados para atender às necessidades e preferências dos nossos clientes”, afirma.
No total, 74 famílias agricultoras são beneficiadas com a produção da Abrinco, já consolidada nos mercados baianos com produtos como aipim descascado e embalado a vácuo, aipim palito congelado, goma de tapioca, massa de carimã e aipim, tapioca granulada e farinha de mandioca.
Segundo Zé do Brinco, as novidades fortalecem a imagem da associação e garante estabilidade para os cooperados. “Esses novos produtos vão gerar mais oportunidades de venda e ampliar o alcance do nosso trabalho, o que significa mais renda e incentivo para continuarmos no campo”, destaca.
A Associação Abrinco vem recebendo apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com a entrega de equipamentos. Neste ano, foi contemplada pelo novo projeto da CAR, Bahia que Produz e Alimenta, que prevê investimentos para a contratação de um profissional voltado a apoiar a gestão e a produção na agroindústria.
ÚLTIMOS POSTS
Novena do Senhor do Bonfim tem início nesta quinta-feira e marca a preparação para a Lavagem 2026
PROGRAME-SE 08/01/2026 13:57Museu também é palco: MAB recebe espetáculo que transforma medo em riso, reflexão e poesia
PROGRAME-SE 08/01/2026 12:58Verão nas Bibliotecas tem atividades para todos os públicos
NOTÍCIAS 08/01/2026 09:56Do avião direto para o Carnaval: Salvador recebe turistas com flashmob dançante no aeroporto
NOTÍCIAS 07/01/2026 17:01Natal Salvador encerra programação após reunir cerca de dois milhões de visitantes no Centro Histórico
NOTÍCIAS 07/01/2026 13:35Ver todas as notícias