1ª Etapa do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura de 2025 movimentou as belezas históricas e naturais de Mucugê
A cidade de Mucugê, uma das mais tradicionais da Chapada Diamantina, foi o cenário da 1ª Etapa do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura 2025, promovido pela Federação Baiana de Corrida de Aventura (FBCA), com Direção Técnica da Gaia Sports, no último final de semana. A 14ª edição do Running Daventura, uma das mais tradicionais provas de aventura do estado, reuniu cerca de 120 atletas e equipes de diversas regiões do Nordeste.
Com percursos exigentes de 51 km (categoria open) e 128 km (categoria pro), os competidores enfrentaram trilhas, rios, serras e estradas vicinais, utilizando técnicas de navegação com mapa e bússola, além das modalidades de trekking/montanhismo, mountain bike, canoagem e rapel, em um dos territórios mais emblemáticos da Estrada Real da Bahia.
A categoria open, voltada para atletas iniciantes ou com menor experiência em corridas de aventura, surpreendeu positivamente pela forte adesão e alto desempenho das equipes participantes. Já a categoria pro exigiu o máximo de preparo técnico e físico dos atletas mais experientes, com navegação avançada e longas horas de prova em ambientes variados e desafiadores.
Um dos grandes obstáculos da etapa foi o frio intenso durante a madrugada, que chegou a 8ºC, somado à chuva fina e persistente, aumentando o grau de dificuldade e colocando à prova o preparo e a resiliência das equipes. As condições climáticas adversas deram um toque épico à competição, elevando ainda mais a superação dos participantes.
A corrida movimentou a economia local, incentivou o turismo e promoveu a valorização dos produtos e da cultura da Chapada Diamantina, graças aos patrocínios da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), do Governo do Estado da Bahia, e aos apoios da Prefeitura Municipal de Mucugê, Indiana Ford, Galpão Nove Produções, Indoor Sports, Instituto Sincorá, MGPlan, Thunder Frutas Desidratadas e Agile.
“O sucesso do evento reforça a vocação da Chapada Diamantina para o turismo de aventura e experiências autênticas, aliando esporte, natureza, história e cultura em um cenário de rara beleza do Brasil, consolidando-se como um dos destinos mais desafiadores e encantadores do circuito”, comenta Carolina Chagas, diretora da Running Daventura. Confira os pódios das categorias abaixo:
Categoria pro – quarteto misto:
1º - Vai se Lascar
2º - Caatinga Sempre Viva
3º - Terra de Santa Cruz
Categoria pro – dupla masculina:
1º - Super Patos Origem
2º - Fênix
3º - Caatinga Açaí
Categoria pro – dupla mista:
1º - Família X
2º - Se oriente
3º - Pé de Serra
Categoria open – dupla masculina:
1º - Insanos
2º - Tridaventura
3º - Calangos
Categoria open dupla mista:
1º - Maçayo Race
2º - Cactus Adventure Sports
3º - Insanos Guerreiros
Fonte: Ascom/Sudesb
ÚLTIMOS POSTS
Rally da Chapada retorna ao Vale do Capão neste final de semana
NOTÍCIAS 15/11/2025 02:56Pelourinho tem fim de semana com FEMADUM, Commanche e show de jazz. Veja a programação completa
PROGRAME-SE 14/11/2025 16:42Pavilhão do Governo leva inovação, sustentabilidade e serviços de cidadania durante a Fenagro 2025
NOTÍCIAS 14/11/2025 13:37FLICoité estreia celebrando literatura, identidade e protagonismo estudantil no Sertão dos Tocós
NOTÍCIAS 14/11/2025 10:13Exposição com tecnologia de IA reconstrói rostos de pessoas escravizadas no Shopping da Bahia até 30 de novembro
PROGRAME-SE 14/11/2025 06:28Ver todas as notícias