Sesab encerra participação no Canta Bahia com acolhimento ágil e humanizado
Realizado neste sábado (5), no Parque de Exposições de Salvador, o segundo e último dia do festival gospel Canta Bahia 2025 fechou em clima de tranquilidade e acolhimento. Com o suporte da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o público teve à disposição um posto médico com estrutura completa e profissionais especializados preparados para atender qualquer situação de emergência.
O módulo assistencial da Sesab funcionou ininterruptamente, com capacidade para até 12 atendimentos simultâneos. Durante todo o evento, foram atendidos 70 pacientes, sendo 30 na abertura e 40 no segundo dia do festival. A maior parte das ocorrências registradas foram de cefaléia, dor abdominal, lombalgia e entorses.
Das 70 pessoas atendidas no Canta Bahia, 65 receberam alta após avaliação e medicação, enquanto três foram reguladas para unidades hospitalares e outras duas decidiram deixar o local antes da conclusão do atendimento.
“A atuação da Sesab no festival Canta Bahia 2025, por meio do módulo assistencial implantado no Parque de Exposições, teve um impacto extremamente positivo. A estrutura permitiu garantir um atendimento seguro, ágil e humanizado aos participantes. Foram realizados 70 atendimentos nos dois dias, a maioria resolvida ali mesmo, sem necessidade de encaminhamento para a rede hospitalar”, destacou o Diretor Geral de Gestão Unidades Próprias na Sesab, Michael Carmo.
“Isso demonstra a resolutividade e a importância de levar a saúde para onde as pessoas estão, especialmente em eventos de grande porte. A presença do módulo evitou sobrecarga das emergências da capital e reforça o compromisso da Sesab com o cuidado integral, com planejamento, qualidade e presença efetiva do Estado nos diversos espaços da sociedade”, acrescentou.
O módulo de saúde instalado dentro do circuito do evento contou com 11 leitos de observação, entre macas e poltronas, além de uma sala vermelha equipada para situações de maior complexidade.
Além da estrutura interna, uma ambulância UTI móvel esteve disponível durante toda a operação para remoções e ocorrências mais graves. Também estava à disposição para eventuais transferências o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).
Para garantir acolhimento ágil e humanizado, uma equipe especializada esteve de prontidão nos dois dias, com a atuação de 20 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, além de pessoal administrativo e de engenharia clínica.
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