Festa da Boa Morte começa nesta terça-feira em Cachoeira
Começa nesta terça-feira (13), a tradicional e bissecular Festa da Nossa Senhora da Boa Morte, em Cachoeira, no Recôncavo baiano. A celebração é patrimônio imaterial do estado desde 2010 e a programação segue até sábado (17). O evento homenageia a Irmandade da Boa Morte, formada por mulheres negras, é uma confraria religiosa afrocatólica brasileira que, por muito tempo, foi responsável pela alforria de negros escravizados.
A festa da Boa Morte acontece sempre em agosto, mês dedicado à Nossa Senhora, com manifestações de fé, respeito e solidariedade, para lembrar as lutas e resistência dos povos negros. A festa começa nesta terça-feira (13), dia dedicado às irmãs falecidas, quanso as irmãs se vestem de branco e saem em procissão carregando a imagem postada sobre um andor rumo a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.
Na quarta (14), com a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, as irmãs saem da sede da Irmandade em procissão noturna, carregando velas, entoando cânticos proferidos durante o percurso fazendo menção à dormição de Nossa Senhora. Quinta-feira (15) será dedicado a Nossa Senhora da Glória. A procissão sai pela manhã da sede da Irmandade, seguida pelas filarmônicas locais. Levam flores, carregam o andor de Nossa Senhora da Glória até a Igreja Matriz, onde uma missa é celebrada, e quando acontece a transferência dos cargos, com posse da nova comissão de festa.
A festa de prolonga até o sábado (17), com muito samba de roda e uma farta ceia durante os cinco dias de festa.
ÚLTIMOS POSTS
Salvador sedia Caravana do Futuro com programação gratuita no Comércio
SALVADOR 12/07/2025 07:103º Festival de Fanfarras e Balizadores acontece no Campo Grande neste sábado, dia 12
SALVADOR 11/07/2025 16:11Mucugê sedia o Running Daventura 2025 neste final de semana
PROGRAME-SE 11/07/2025 14:03Festival de música gospel reúne 60 mil pessoas no Parque de Exposições
SALVADOR 10/07/2025 09:25Sesab promove atividades no Julho Amarelo, mês de prevenção das hepatites virais
NOTÍCIAS 07/07/2025 14:14Ver todas as notícias