28 de Abril de 2024

Lançamento Carnaval da Bahia 2024 faz sucesso em Salvador

A banda Timbalada, um dos mais importantes nomes da cultura afro-baiana, foi a responsável por fazer a alegria de centenas de baianos e baianas, na última terça-feira (23/01). O projeto Lançamento do Carnaval 2024 aconteceu no Largo do Pelourinho e contou com o patrocínio do Governo do Estado.

Na ocasião, o Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, apresentou a programação oficial do Carnaval, que este ano trará o tema “50 Anos de Blocos Afro. Nossa Energia é Ancestral”.



Os blocos afro surgiram com uma proposta estética inferida a partir de blocos de índio, com a introdução de algumas inovações fundamentais no processo: os desfiles giravam em torno de temas e a música foi adaptada para se ajustar à ocasião. O bloco afro é um grupo carnavalesco que traz em suas músicas, vestimentas e origem étnica a herança africana. Exemplos são os Malê Debalê, Cortejo Afro e Ilê Aiyê. Durante esta fase, o carnaval nas ruas da Bahia foi infundido com o glamour e o elitismo propagado por clubes de carnaval, iniciando uma ligeira inversão do ideal igualitário.

Os blocos de carnaval começaram a evoluir e se ramificar em várias correntes estéticas, manifestações musicais, e até mesmo religiosa. Os afoxés, cujos membros trouxeram sua cosmogonia religiosa afro-brasileira para a procissão carnavalesca, mantém suas raízes africanas com a puxada do ijexá (um ritmo tocado em homenagem aos orixás ou divindades afro-brasileiras). São formados principalmente por pessoas ligadas aos preceitos do candomblé. Tendo como a sua manifestação carnavalesca o resgate da herança cultural africana em seu ritmo, língua e vestimenta.

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!