27 de Abril de 2024

Chef de Santa Cruz Cabrália é o vencedor do 1º Concurso da Moqueca Baiana

A Marina da Penha, no bairro da Ribeira, sediou neste sábado (9) a final do 1º Concurso da Moqueca. O chef Danilo Amaral levou o troféu Dendê de Ouro para Santa Cruz de Cabrália, já que a Moqueca de Peixe do Maroca, do Restaurante Maroca Praia, foi a vencedora do concurso.

A ação foi realizada através de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção Bahia (Abrasel), para destacar a riqueza gastronômica da Bahia e fortalecer o turismo gastronômico

O segundo e o terceiro lugares ficaram com o Restaurante Cabana do Manoel, com a Moqueca de Polvo com Camarão Pistola, apresentada pelo Chef Aldo Balada, e a Moqueca de Caju, da Chef Katiana Alves, do Restaurante Sabor da Serra, em Lençóis, na Chapada Diamantina. A competição, contou com uma etapa seletiva intensa, com a participação de 211 restaurantes das 13 zonas turísticas do estado. Desses, 75 foram selecionados para a fase seguinte, passando por uma votação popular online que recebeu mais de 11 mil votos.

Além da competição gastronômica, a final do concurso ofereceu ao público a oportunidade de apreciar receitas de moquecas tradicionais e exóticas, além de desfrutar do show da banda Filhos de Jorge e da vista para a Baía de Todos-os-Santos. O acesso ao evento foi garantido a partir da doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado à campanha Bahia Sem Fome, desenvolvida pelo Governo do Estado.

Os pratos apresentados nesta final representaram oito cidades baianas, além de Salvador, e foram avaliados pelo júri composto pelos profissionais Nara Amaral (Di Janela); Katia Amaral (Ki Mukeka); Jaqueline Bonfim (SENAC); Odilon Castro (UFBA); Luiza Talento (Unifacs); Dina Rachid e Rita Santos (ABAM).

Os ganhadores do concurso da Melhor Moqueca da Bahia levaram pra casa os troféus Dendê de Ouro, Dendê de Prata e Dendê de Bronze, conferidos aos primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, confeccionados pelo artista plástico Marcos Vianna.

Confira os ganhadores:

1º Lugar: Costa do Descobrimento
Maroca Praia
Moqueca de Peixe do Maroca
Chef Danilo Amaral
Santa Cruz Cabrália

2º Lugar: Costa do Dendê
Cabana do Manoel
Moqueca de Polvo com Camarão Pistola
Chef Aldo Balada
Valença

3º lugar: Chapada Diamantina
Sabor da Serra
Moqueca de Caju
Chef Katiana Alves
Lençóis

Mais informações estão disponíveis no site: concursodamoqueca.com.br

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!