28 de Abril de 2024

Responsáveis por cerca de 15% dos turistas no país, idosos possuem benefícios ao viajar

Viajar após os 60 anos tem se tornado realidade para boa parte dos idosos no país. Seja para visitar algum parente, conhecer novos destinos ou cuidar do seu bem-estar, este público tem buscado aproveitar bem cada momento da “Melhor Idade” pelos atrativos nacionais. Juntos, eles respondem por cerca de 15% dos turistas domésticos e 10% dos internacionais e possuem alguns direitos que os beneficiam na hora de desfrutar o que há de melhor em nosso país, como mostra a Agência de Notícias do Turismo em alusão ao Dia Mundial do Idoso, celebrado no último sábado (01.10).

Entre os direitos previstos no Estatuto do Idoso está a gratuidade e o desconto no valor das passagens rodoviárias. O primeiro é limitado a duas vagas em todos os horários de cada veículo do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Já o segundo está assegurado para os demais assentos, não havendo quantidade definida. Estes benefícios podem ser solicitados no guichê próprio da empresa localizado nos terminais rodoviários e nas agências de venda de passagens, com documento pessoal original com foto e comprovante de renda igual ou inferior a dois salários-mínimos.

Ao contrário do que acontece com os ônibus interestaduais, ainda não há lei que garanta gratuidade ou desconto para este público. Apesar disso, eles podem solicitar um auxílio para a locomoção dentro dos aeroportos, observando o prazo e como cada empresa atua nesse sentido. Mesmo que o idoso não use cadeira de rodas, por exemplo, as distâncias entre os pontos de embarque podem ser longas e isso facilita muito a viagem na terceira idade. Por fim, recomenda-se ainda andar no corredor do avião em voos de longa duração, ação importante para a circulação sanguínea.

Os idosos também possuem descontos de 50% na compra de ingresso para eventos artísticos, culturais, de lazer e esportivos. Além disso, possuem acesso preferencial aos lugares onde são realizados. Para solicitar esse direito, é necessário, na hora da compra, solicitar a meia-entrada e preencher seus dados quando solicitado, como o RG ou outro documento com foto, conforme cada local. Ah, e não esqueça de levar a identidade no dia do evento.

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!