Comissão aprova proposta que regulamenta o turismo rural
A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4032/20, que inclui a exploração do turismo rural entre as atividades rurais passíveis de tributação pelo Imposto de Renda.
Conforme a proposta, o turismo rural atuará de forma complementar ou acessória às demais atividades rurais previstas na lei (como agricultura e pecuária), de acordo com as definições e limites de participação na receita bruta total estabelecidos em regulamento.
O texto é de autoria do deputado Herculano Passos (Republicanos-SP) e altera a Lei 8.023/90, que trata da tributação da atividade rural. Hoje, a lei não reconhece o turismo como uma das formas de aproveitamento econômico das fazendas.
Devido a isso, os fazendeiros não conseguem emitir os documentos fiscais exigidos por agências de turismo, nem ser aceitos no Cadastur, o sistema do Ministério do Turismo que cadastra os profissionais e operadores que atuam no setor e dá acesso a linhas de crédito.
ÚLTIMOS POSTS
Chocolat Festival 2025 reforça o protagonismo da Bahia como maior produtora de cacau e chocolate de alta qualidade
PROGRAME-SE 18/07/2025 17:07Setur-BA mantém parceria com projeto de sustentabilidade na Baía de Todos-os-Santos
NOTÍCIAS 18/07/2025 16:01Museu de Arte da Bahia recebe exposição inédita com 100 bancos cerimoniais de 39 etnias indígenas brasileiras
PROGRAME-SE 18/07/2025 15:12Festival Chocolat Bahia incrementa turismo de negócios na Costa do Cacau
NOTÍCIAS 18/07/2025 13:05Pelourinho tem fim de semana com samba, forró, reggae e celebração da cultura afro e feminina
PROGRAME-SE 18/07/2025 12:17Ver todas as notícias