Ministro do Turismo entrega restauração da Igreja Matriz de Coqueiro Seco (AL)
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, entregou, nesta segunda-feira (07.03), a restauração de mais um bem cultural brasileiro. A Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, símbolo da cidade alagoana de Coqueiro Seco, recebeu aproximadamente R$ 2,9 milhões do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.
Os trabalhos contemplaram a recuperação de elementos artísticos que compõem o acervo da Igreja, como imagens, azulejos portugueses, altares e tribunas, além de novo forro da sacristia e do altar-mor. Também foi implantado sistema de segurança e pânico e instaladas salas de aula no segundo piso, com nova iluminação.
Durante a cerimônia de entrega, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressaltou o potencial turístico da cidade e da região. “Coqueiro Seco é uma cidade maravilhosa. E, do outro lado, você está vendo Maceió, também belíssima e que detém uma das maiores ocupações hoteleiras do Nordeste, diga-se de passagem”, disse. “O turismo tem sim condição de ser tão importante na matriz econômica do nosso país quanto o agronegócio”, acrescentou o ministro.
O ministro também destacou outros investimentos realizados pela Pasta na Região Nordeste e afirmou que o governo federal é incansável nas ações em prol da cultura e do turismo brasileiros.
“Além de Coqueiro Seco, também investimos em patrimônios em Marechal Deodoro, aqui pertinho, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que tem história pura; em outras cidades de Alagoas, como a Igreja Bom Jesus dos Martírios, na capital; em Pernambuco, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, que nós restauramos recentemente; temos vários mosteiros em Olinda também. Ou seja, a gente não para!”, frisou.
ÚLTIMOS POSTS
Katy Perry integra primeira missão espacial 100% feminina da Blue Origin
NOTÍCIAS 15/04/2025 11:32Programa Destino Futuro vai usar tecnologia para impulsionar turismo no Nordeste
NOTÍCIAS 07/04/2025 11:19Festival de Dança Itacaré está com inscrições abertas
PROGRAME-SE 17/03/2025 12:44Show de Lady Gaga é confirmado em Copacabana
PROGRAME-SE 17/03/2025 12:30Evento gratuito reúne profissionais das artes visuais em Salvador
SALVADOR 14/03/2025 12:26Ver todas as notícias