Turismo nos parques nacionais pode gerar até 1 milhão de empregos
O potencial turístico dos parques nacionais pode gerar até um milhão de empregos para o país. Foi o que apontou um estudo do Instituto Semeia em parceria com Boston Consulting Group (BCG). Além dos postos de trabalho, o bom aproveitamento dos recursos naturais brasileiros pode injetar R$ 44 bilhões na economia e ampliar em até quatro vezes o número de visitantes recebidos em 2019, chegando a 56 milhões de pessoas.
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a concessão dos parques nacionais, promovida pelo governo federal, impactará positivamente no setor, com melhorias na infraestrutura e no acesso. “Sabemos que nossos parques foram muito mal aproveitados em gestões anteriores. Por isso, estamos trabalhando na concessão das unidades de conservação que, além de investimentos para o país, gerará emprego e desenvolvimento para as cidades que contornam esses espaços”, disse.
A concessão de parques nacionais faz parte de um amplo projeto do governo federal para atrair investimentos e impulsionar os principais destinos do país. Até agora, o Brasil possui 18 unidades de conservação em diferentes estágios de concessões, entre elas o Parque Nacional do Iguaçu (PR) e a Floresta Nacional de Canela (RS). Todo o processo está sendo realizado em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente e o ICMBio, obedecendo aos princípios de proteção ambiental das unidades de conservação.
ÚLTIMOS POSTS
Riqueza da vida marinha revela a força dos mares da Bahia
NOTÍCIAS 28/10/2025 08:07Inema celebra 15 anos do Parque e do Refúgio da Serra dos Montes Altos
NOTÍCIAS 27/10/2025 08:04Festa do Rosário dos Pretos celebra um ano como Patrimônio Cultural da Bahia
PROGRAME-SE 25/10/2025 10:07Bahia amplia roteiros turísticos com novos produtos e experiências nas 13 zonas do estado
NOTÍCIAS 24/10/2025 15:09Retorno do Costa do Sauípe Open aquece o turismo esportivo na Bahia
NOTÍCIAS 24/10/2025 12:05Ver todas as notícias