Nordeste será a primeira região a ter acesso ao crédito do Fungetur
Em live realizada nesta quarta-feira (27.05), o coordenador de Fomento ao Empreendedorismo, Atração de Investimentos e Fungetur, Lucas Fiuza, afirmou que a região Nordeste será a primeira do país a ter acesso aos R$ 5 bilhões anunciados no início do mês pelo Ministério do Turismo. Segundo ele, os primeiros repasses para os bancos de fomento estaduais credenciados à Pasta devem ser empenhados ainda nesta semana, facilitando o alcance do recurso por empresários e trabalhadores dos estados do Piauí, da Bahia, de Alagoas, do Rio Grande do Norte e de Sergipe, todos com agências de fomento ou bancos de desenvolvimento credenciados.
Abrindo a transmissão, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou o trabalho que vem sendo realizado para dar melhores condições de acesso aos recursos. “Nossa preocupação era a flexibilização das garantias. Precisávamos garantir um modelo que pudesse compartilhar os riscos com as instituições financeiras. O intuito é facilitar o acesso ao crédito para estes que vivem do turismo no país”, declarou.
Além do acesso ao crédito, outras dúvidas foram discutidas durante a live. Entre elas as condições disponibilizadas pelos bancos. De acordo com Fiuza, o Ministério do Turismo já diminuiu juros e ampliou a carência, mas é importante que se observem as condições ofertadas pelos bancos. “Nós nivelamos o teto de juros para 5%, mas lembramos que isso é o teto. O agente financeiro pode trabalhar juros mais baixos”, destacou
Ainda durante a conversa, Álvaro Antônio destacou que a Serra da Capivara e o Delta do Parnaíba estão no radar do Ministério do Turismo para o aprimoramento da oferta turística. No ano passado e no início deste ano, equipes da Pasta foram visitar os locais para realizar um diagnóstico, atrair investimentos e definir medidas a serem trabalhadas nos dois destinos piauienses.
ÚLTIMOS POSTS
Setur-BA promove turismo baiano na Patagônia chilena, nos Estados Unidos e Europa
NOTÍCIAS 16/10/2025 12:15Jeferson Tenório e Larissa Luz participam do 1º Festival Literário do Norte e Agreste Baiano
PROGRAME-SE 15/10/2025 07:21Bahia ganha reforço de mais de 3,7 mil voos nacionais no verão 2025/2026
NOTÍCIAS 14/10/2025 09:17Trade e destinos turísticos baianos exaltam parceria com a Setur-BA na Abav Expo
NOTÍCIAS 13/10/2025 12:01Viver Salvador Especial Dia das Crianças leva programação gratuita para toda a família ao Comércio neste domingo, 12
PROGRAME-SE 11/10/2025 07:49Ver todas as notícias