20 de Abril de 2024

Cidade alta ou baixa? Plano Inclinado do Pilar é uma opção de acesso ao Centro Histórico

Numa cidade que é, por natureza, dividida em alta e baixa, o sobe e desce faz parte da rotina dos moradores, mas também pode ser aproveitado por turistas. E isso vai muito além do tradicional Elevador Lacerda. A capital baiana tem outros três equipamentos que conectam as duas partes da cidade. O Plano Inclinado do Pilar é um deles e liga o bairro do Santo Antônio, um dos mais charmosos do Centro Histórico, ao Pilar, no Comércio. 

Entrada fica no Santo Antônio, próximo à Cruz do Pascoal 
(Foto: Verena Paranhos)

 

Mas, ao contrário do que acontece com a maioria dos turistas - que termina saindo frustrada do Elevador Lacerda, por ser apenas um elevador, sem vista panorâmica -, os planos inclinados descortinam a Baía de Todos os Santos. A visão é encantadora a qualquer hora do dia, mas no por do sol, se supera. O Plano Inclinado do Pilar foi construído em 1897, onde já existia o Guindaste dos Carmelita. De lá para cá, foram várias reformas, que preservaram o meio de transporte.

Bondinho acomoda até 8 pessoas por viagem
(Foto: Verena Paranhos)

 

Em outros lugares, o plano é chamado de teleférico ou bondinho. O equipamento acomoda até oito pessoas (quatro sentadas) e tem acesso gratuito. A viagem dura menos de um minuto e pode ser incluída no seu roteiro como mero meio de transporte. Dependendo de onde você estiver hospedado, é vantagem pegar ônibus, táxi ou uber no comércio. Também dá para ir a pé para o porto de Salvador. Nos dias de semana, o movimento é intenso no bairro que já foi o centro financeiro e comercial da cidade. No fim de semana, tome mais cuidado ao circular na região do Comércio.

Pilar, no bairro do Comércio, nos fundos do Trapiche Barnabé
(Foto: Verena Paranhos)

 

De qualquer forma, se não se encaixar na sua logística, vale a pena subir e descer na mesma hora, só pra se distrair mesmo. O Plano Inclinado do Pilar funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Aos sábados, é das 7h às 13h e fecha nos domingos e feriados. 
 

Se ligue!
Plano Inclinado Pilar

Segunda a sexta, 7h às 19; sábado, 7h às 13h
Gratuito

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!