25 de Abril de 2024

No Ré-Restaurante Dona Suzana você encontra a verdadeira moqueca e o acolhimento baiano

Alguns dos restaurantes mais famosos de Salvador têm a vista para a Baía de Todos os Santos como carta na manga. No caso do Ré-Restaurante Dona Suzana o trunfo é se sentir em casa, a alguns passos da tal vista. O que faz o lugar mais que especial é o acolhimento da dona, que há cerca de 5 anos transformou a casa, na comunidade do Solar do Unhão, em re-restaurante, nome inventado por conta de uma leve gagueira da cozinheira, que pouco se nota. 

Suzana e sua moqueca: fama se espalhou 
(Foto: Reprodução/Facebook)

 

São poucas mesas, sem luxo, sem frescura, numa área de aproximadamente 20 m2, de onde se pode ver o sobe e desce de pescadores, os meninos correndo e conversar de forma agradável com a dona e o pessoal da área. É muito fácil chegar: suba a avenida contorno, faça como quem vai entrar no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), mas não desça a ladeira, pegue o acesso à esquerda. Aí é só ir em direção ao emaranhado de casinhas, escadarias e paredes cobertas de grafites. Pergunte por Dona Suzana que todo mundo conhece. 

Grafite enfeita paredes da comunidade
(Foto: Reprodução/Facebook)

 

O restaurante funciona diariamente, para almoço. A moqueca de peixe (ou arraia, sempre frescos!) é o prato mais famoso da baiana, tendo como acompanhamentos pirão, arroz, feijão fradinho e aquela pimentinha. O preço varia conforme a quantidade de pessoas por mesa, mas dificilmente passa dos R$ 20 (por pessoa). Se moqueca não for a sua, sempre tem outras opções com o mesmo tempero caseiro. Se você for vegetariano ou vegano, ligue e encomenda uma moqueca especial. 

É realmente uma experiência única: entrar na comunidade, comer uma moqueca “raiz” e ainda conversar por horas a fio… se levar o bloquinho, vira quase antropológica! Muito melhor do que só ver o Solar do Unhão, do MAM, no contraste com os prédios da Vitória. 

Se ligue!
Ré-Restaurante Dona Suzana

Facebook / 71 98612-5952 ou 3328-2056
Solar do Unhão 

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!