18 de Abril de 2024

Arte urbana no Centro de Salvador? É na Ladeira da Preguiça

Enquanto algumas cidades cobrem de cinza sua arte de rua, Salvador pulsa em cores e manifestações como o grafite. É assim na Ladeira da Preguiça, uma das mais conhecidas da cidade, cuja fama corre os quatro cantos em música de Gilberto Gil (1971).

Ladeira da Preguiça: arte urbana no Centro Histórico
(Foto: reprodução/instagram esperancagadelhafotografia)

 

Uma das três primeiras ladeiras da cidade, hoje impressiona pelos muros e fachadas tomados pelo trabalho de artistas locais, em meio a casarões coloniais – ou o que sobrou deles. A comunidade é bastante unida e diversos grupos artísticos desenvolvem projetos, por isso não é raro você passar e encontrar um auê acontecendo por lá. 

Detalhe de painel
(Foto: reprodução/instagram juarezandaluz)

 

A arte urbana é um dos principais vetores de transformação da área, que já foi conhecida como ponto de prostituição e tráfico de drogas. O trânsito de pedestres é super tranquilo durante o dia, quando é comum ver crianças brincando na rua e moradores sentados à porta de casa. Já à noite, é melhor evitar. 

Se você curte arte de rua e sempre que conhece uma cidade nova gosta de fazer um walk tour observando as manifestações que surgem pelo caminho, definitivamente a Ladeira da Preguiça deve entrar no seu roteiro na capital baiana. O contraste entre o paralelepípedo do chão e os traços dos artistas é lindo de ver. Dá para incluir perfeitamente uma visita ao local no mesmo dia em que você for ao Pelourinho e Centro Histórico. Se o Elevador Lacerda estiver com fila então, é a deixa perfeita para explorar a Ladeira da Preguiça. Basta seguir em direção à Igreja da Conceição da Praia. O acesso fica alguns metros à frente, bem antes da Bahia Marina. 

 

Sobe e desce: movimento é grande durante o dia
(Foto: reprodução/instagram manoloarte)

Lá de cima, a vista é linda e merece alguns minutos de contemplação. Se o calor estiver forte e pesar na balança, prefira descer a Ladeira. Mas só não deixe de conhecer. 


 

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!