28 de Março de 2024

Caldas do Jorro: paraíso das águas termais no sertão baiano

No sertão da Bahia tem um lugar onde a água é o principal atrativo. E não é qualquer uma: em Caldas do Jorro, a temperatura de 48ºC das águas atrai gente dos quatro cantos. 

O povoado pertence a Tucano, a 250 km de Salvador, e é ponto de parada obrigatória para quem passa pela região e também destino de excursões vindas da capital e do interior. Na Praça Oliveira, bem no Centro, gente de todas as idades faz fila para tomar banho nas bicas. A estrutura é boa e o acesso é gratuito. Para usar os banheiros, é necessário pagar. 

Movimento é grande durante o dia, apesar da temperatura alta do sertão

 

Em volta da praça, uma dezena de bares e restaurantes servem iguarias da culinária da região: bode, carneiro, buchada e mininico de carneiro estão no topo da lista de mais pedidos. O arrocha compõe a trilha sonora do local, vindo dos bares e também dos carros estacionados. 

Quem avisa amigo é:  só se banhe nas águas termais se tiver autorização médica

 

Ok, tomar banho pelando com o sol a pino na cabeça não parece uma boa ideia, mas tem quem faça. Para a experiência ser mais agradável, deixe para relaxar nas águas termais à noite, quando a temperatura no sertão é mais amena. Ou então acorde bem cedo, se reenergize com as propriedades medicinais da estância hidromineral e em seguida forre a barriga com mingau de milho, carimã ou tapioca. 

O Jorro possui cerca de mil leitos de hotéis e pousadas, que aproveitam o potencial das águas calientes em suas piscinas com águas termais. Aí dá para aproveitar mais tranquilamente e relaxar. 

Aridez do sertão marca o Jorro

 

O mercado de artesanatos tem produtos da região, especialmente de couro, com preço bom. Se estiver por lá num domingo, não deixe de conferir a feira livre, onde além de comprar itens frescos, poderá provar a gastronomia da região. No São João, o povoado é bastante procurado e oferece shows para os visitantes. 


Se ligue!
Caldas do Jorro fica a cerca de 245 km de Salvador e a 5km da sede do município de Tucano, via BR-324 (até Feira de Santana) e BR-116 (até Tucano) e BA-410 

Preços e serviços apurados em abril de 2018

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!