24 de Abril de 2024

Na Lavagem do Bonfim: quem tem fé vai a pé, mas antes bate aquele prato de feijoada

Quando o assunto é Lavagem do Bonfim em Salvador, com certeza você já escutou a máxima "quem tem fé vai a pé". A frase resume a devoção que faz o baiano superar os quase 8 km que separam os bairros do Comércio e do Bonfim, onde está a Colina Sagrada. Mas sempre dá pra atualizar o que se fala por aí e acrescentar um ou outro detalhe que entrega o clima do evento de rua, né?

No caso de uma das festas populares mais conhecidas da capital baiana, a gente conta um ponto e destaca que saco vazio não para em pé. Por isso mesmo, faz parte da tradição comer aquele prato de feijoada antes da caminhada. Em 2018, a Lavagem será realizada amanhã (dia 11/01), na segunda quinta-feira de janeiro. Dependendo do calendário, a festa acontece acontece na terceira quinta-feira do mês.

Como o cortejo sai às 8 horas, manda a tradição chegar cedo e encher o bucho com a iguaria à baiana. Por aqui, o feijão é mulatinho e vem com carne de sertão (charque ou seca), carne de sal presa, carne de boi, paio, calabresa e pé de porco. Não é raro encontrar receitas com mocotó: é aí que a “sustança” fica completa.  Arroz e farinha entram na história como acompanhamento. 

Cortejo de baianas sai da Igreja da Conceição da Praia às 8h
(Foto: Bahiatursa/Divulgação)

 

Nas imediações da Igreja da Conceição da Praia e do Mercado Modelo (dos dois lados) o que não falta é tabuleiro vendendo feijoada, no mar de gente vestindo branco. As panelas lustram e fazem gosto. Apesar da boa oferta, é bom garantir o seu assim que chegar e, se for o caso, já forrar a barriga para a bebida que vai abastecer o caminho.

Em geral, o prato gira em torno de R$ 20 e serve bem. Se seu apetite não for dos maiores antes das 8h da manhã, até dá pra dividir. Com sorte, você encontra um banquinho pra sentar enquanto comer. Se não for o caso, é comer com o prato de vidro na mão mesmo. 

Aos mais fitness e preocupados com o forte calor que marcará o longo percurso, a refeição pesada parece fora de sentido. Mas na Bahia é esse o combustível. Se conseguir resistir à tentação no Comércio não se preocupe: o caminho até o Bonfim estará cheio de opções igualmente "pesadas". 

Se ligue!
11 de janeiro de 2018 Lavagem do Bonfim: saída do cortejo de baianas às 8h
Chegue cedo para bater aquela feijoada como combustível, no Comércio, próximo à Igreja da Conceição da Praia ou ao Mercado Modelo

Preços e serviços apurados em janeiro de 2018

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!