Projeto Avança Turismo Bahia contempla oito municípios da Costa do Descobrimento
Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, foi contemplado com ações do projeto Avança Turismo Bahia, em uma semana de atividades. A iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que visa desenvolver as potencialidades das 13 zonas turísticas baianas, alcançou, também, os municípios de Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Santa Cruz Cabrália.
No Centro de Cultura de Porto Seguro, um seminário reuniu gestores públicos, empresários e profissionais do turismo das cidades envolvidas, que discutiram estratégias para o incremento do setor, com sustentabilidade, e qualificação dos serviços oferecidos aos visitantes, entre outros temas.
“Participar desse projeto foi um diferencial. A Setur-BA trouxe questões importantes, como capacitação e dimensionamento econômico e de infraestrutura, que devem constar na agenda de todos os municípios da região”, ressaltou a coordenadora da Câmara de Turismo da Costa do Descobrimento, Patrícia Martins.
“Esse tipo de encontro estimula a cooperação regional e a construção de estratégias conjuntas. A ideia é que cada destino possa se reconhecer dentro de uma rede mais ampla, consolidando a Bahia como referência em planejamento territorial e turismo de experiência no Brasil”, completou a idealizadora do Festival da Lagosta, Lea Penteado.
O trabalho da equipe da secretaria no Extremo Sul baiano incluiu o levantamento da oferta e controle da qualidade dos meios de hospedagem e visitas técnicas a pontos atrativos, como o Memorial do Descobrimento, a Reserva Pataxó da Jaqueira e a Coroa Vermelha. Houve ainda o incentivo à regularização de atividades no Cadastur (registro nacional de serviços).
“Concluímos as ações, a partir de Porto Seguro, em uma das regiões do país mais procuradas por turistas nacionais e estrangeiros, com o levantamento de demandas importantes para o fortalecimento dos destinos. A próxima parada do Avança Turismo Bahia será na zona turística Lagos e Cânions do São Francisco, tendo Paulo Afonso como o município anfitrião”, explicou o diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Setur-BA, Divaldo Borges.
Fonte: Ascom/Setur-BA
ÚLTIMOS POSTS
Novena do Senhor do Bonfim tem início nesta quinta-feira e marca a preparação para a Lavagem 2026
PROGRAME-SE 08/01/2026 13:57Museu também é palco: MAB recebe espetáculo que transforma medo em riso, reflexão e poesia
PROGRAME-SE 08/01/2026 12:58Verão nas Bibliotecas tem atividades para todos os públicos
NOTÍCIAS 08/01/2026 09:56Do avião direto para o Carnaval: Salvador recebe turistas com flashmob dançante no aeroporto
NOTÍCIAS 07/01/2026 17:01Natal Salvador encerra programação após reunir cerca de dois milhões de visitantes no Centro Histórico
NOTÍCIAS 07/01/2026 13:35Ver todas as notícias