Do avião direto para o Carnaval: Salvador recebe turistas com flashmob dançante no aeroporto
Texto: Priscila Machado / Secom PMS
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMs
Quem desembarca em Salvador nos últimos dias já começa a sentir que o Carnaval está logo ali. Uma cena inusitada e cheia de energia, registrada no espaço de desembarque do Aeroporto Internacional de Salvador, tem circulado intensamente nas redes sociais: um grupo de pessoas, liderado por um dançarino caracterizado como piloto de avião, surpreende passageiros com uma coreografia ao som do clássico da axé music “We Are the World of Carnaval”, composto por Nizan Guanaes e imortalizado na voz de diversos artistas da música baiana.
O que parece um momento espontâneo é, na verdade, uma ação de receptivo turístico promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), em parceria com a VINCI Airports. A iniciativa tem como objetivo valorizar a identidade cultural da capital baiana e antecipar o clima da maior festa de rua do planeta para quem chega à cidade.
A recepção acontece na área de desembarque doméstico e funciona no formato de flash mob. De meia em meia hora, com ajustes conforme o fluxo dos voos, dez integrantes do grupo Dança em Movimento entram em cena com uma coreografia vibrante, embalada pelo som de um micro trio, convidando os turistas a participarem do momento. A apresentação começa de forma sutil, com um único dançarino em destaque, e cresce aos poucos até envolver todo o grupo, criando uma atmosfera de surpresa, alegria e acolhimento.
É o dançarino e capoeirista Clodô Santana, de 48 anos, quem dá início à performance. Caracterizado como piloto, ele conduz os primeiros movimentos da coreografia e chama a atenção do público antes da entrada dos demais integrantes. Com uma trajetória marcada por passagens ao lado de grandes nomes da música baiana, como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Saulo, Clodô também integrou o corpo de baile do Balé Folclórico da Bahia. Para ele, a reação do público tem sido ainda mais positiva do que o esperado. “Superou as expectativas do grupo. As pessoas começam a curtir, bater palma, crianças e adultos interagem. A Bahia é o mundo, a Bahia é diferenciada. Nós também estamos sendo presenteados com essa animação e alegria”, afirmou.
Coreógrafo do projeto, Fábio Pereira, de 55 anos, explica que a proposta é fazer com que os visitantes se sintam imediatamente conectados à energia da cidade. “A intenção é captar os turistas que estão chegando e acolhê-los com esse receptivo, para que já entrem no clima de Salvador. Pensamos em uma coreografia enérgica, com espaço para a participação do público”, explicou.
Repercussão – Entre os integrantes do grupo está a dançarina Alicia Santos Oliveira, de 24 anos, que se surpreendeu com a repercussão da ação nas redes sociais. “Está sendo incrível. A recepção é muito calorosa e a gente sente que está entregando um pouco da nossa energia para quem chega. Ver os vídeos circulando, sendo compartilhados e comentados, é muito gratificante”, contou.
A ação também tem conquistado quem passa pelo aeroporto. O turista Michele Labellotini, de 45 anos, parou para assistir à apresentação com a família enquanto seguia viagem para a Itália. “Gostei muito, achei surpreendente e criativo”, afirmou. Já Luana Moraes, de 35 anos, que já tinha visto o flash mob nas redes sociais, registrou tudo ao vivo ao desembarcar em Salvador. “Achei massa e bastante atrativo, principalmente para os turistas”, comentou.
ÚLTIMOS POSTS
Novena do Senhor do Bonfim tem início nesta quinta-feira e marca a preparação para a Lavagem 2026
PROGRAME-SE 08/01/2026 13:57Museu também é palco: MAB recebe espetáculo que transforma medo em riso, reflexão e poesia
PROGRAME-SE 08/01/2026 12:58Verão nas Bibliotecas tem atividades para todos os públicos
NOTÍCIAS 08/01/2026 09:56Do avião direto para o Carnaval: Salvador recebe turistas com flashmob dançante no aeroporto
NOTÍCIAS 07/01/2026 17:01Natal Salvador encerra programação após reunir cerca de dois milhões de visitantes no Centro Histórico
NOTÍCIAS 07/01/2026 13:35Ver todas as notícias