02 de Outubro de 2025

Em edição histórica, Flifs reúne cerca de 60 mil pessoas e distribui 10 mil vales-livro em Feira de Santana

A 18ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs) encerrou neste domingo (28) com números históricos: mais de 60 mil visitantes ao longo de seis dias e cerca de 10 mil professores e estudantes contemplados com vales-livro, cujos valores foram ampliados para R$ 50 (alunos) e R$ 80 (professores). Reconhecido desde 2008 como patrimônio cultural imaterial da Bahia, o evento reafirma sua importância como política pública de incentivo à leitura para todo o Portal do Sertão.

“O Flifs não é apenas um evento em setembro, mas uma ação continuada de extensão da universidade, que se tornou política pública de formação leitora”, destacou a coordenadora Cristiana Oliveira.

Em 2025, a feira reuniu mais de 120 atividades, entre mesas literárias, saraus, exposições, shows e apresentações artísticas em diferentes pontos da cidade, como a Praça do Cordel, o Palco Principal do Bel da Bonita, a Arena Fuflinha, o Sesc, a CDL, o Cuca e a Biblioteca Setorial Monteiro Lobato. O evento mobilizou instituições como Uefs, Sesc, Arquidiocese, Prefeitura e Governo do Estado, além do NTE-19, IFBA, UFRB, Alfagaris e a Casa Amarela Produtora, contemplada pelo programa Bahia Literária da Fundação Pedro Calmon.

“Essa participação é efetiva de Feira de Santana e também de outras regiões. Esse reflexo também é percebido com a presença de vários artistas, escritores, professores e representantes de diversos segmentos oriundos de outras cidades.”

A novidade desta edição foi a contagem oficial do público, que variou entre 9 e 10 mil pessoas por dia. O crescimento, no entanto, trouxe novos desafios de espaço. “A praça ficou pequena para tanta gente, para tanta atividade e tanta alegria. A gente tem que perspectivar aí uma ampliação espacial no sentido de que a gente possa tornar o festival cada vez mais forte e mais participativo”, avaliou Cristiana.

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Canta Bahia Salvador (Dia 05/07)
Canta Bahia Salvador (Dia 04/07)
Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Ver todas as galerias

Eu fui!