Cachoeira do Cardoso: para quem quer total tranquilidade em Mucugê
Quer uma cachoeira para chamar de sua em Mucugê? A chance de ser o único visitante na Cachoeira do Cardoso é grande. E nem precisa ter o sobrenome, viu?
Ainda que esteja no roteiro oferecido por agências da cidade, é um daqueles tesouros mais frequentados pelos locais. Além de não ter muita gente, outra vantagem é que a queda d’água fica a apenas 5km de carro do Centro do município e mais 2 km percorridos a pé. Veja nosso roteiro do primeiro dia em Mucugê, incluindo a cachoeira do Tiburtino.
![]() |
Cachoeira do Cardoso: tranquilidade para relaxar (Foto: Reprodução/Gantua Multisports Eco Adventure) |
O caminho tem um trecho de subida que tira o fôlego dos menos preparados fisicamente e outro de descida, que requer certo cuidado com as pedras para não cair. O nível de esforço é considerado médio, mas nada que crianças não consigam fazer sem nenhuma dificuldade. Ou seja, dependendo do seu ritmo e preparo, dá para chegar ao paraíso em 30 ou 40 minutos. Mole, mole, né?
Assim, dá para ir logo pela manhã e passar o dia todo. Por lá, uma gruta (onde os mais corajosos acampam) e algumas árvores oferecem sombra. Também dá para sair da cidade depois do almoço.
No verão, é impressionante a temperatura da água bem agradável. Nada daquelas cachoeiras que gelam até a alma. Vá com cuidado, pois perto da margem a água é rasa, por causa das lajes de pedras. O centro do rio é mais fundo e permite o nado, sem fortes correntezas. É necessário nadar um trecho para chegar às quedas d’água. A força delas vai depender se choveu ou não na região no período. Mas mesmo se estiver fraca, você conseguirá relaxar com uma deliciosa “massagem” das águas.
![]() |
Para chegar ao paraíso é necessário transpor trecho de subida e descida (Foto: Equipe Na Bahia) |
O caminho em direção ao Rio Cumbuca é marcado por pedras intrigantes e pela vegetação baixa. Dependendo da época, você terá a sensação de estará transpondo um grande jardim colorido por bromélias, orquídeas e sempre-vivas. A região está se recuperando bem da queimada de 2015/2016 que destruiu boa parte da vegetação.
Dá para fazer a trilha calçando tênis, mas, se tiver uma bota específica para este tipo de atividade, é melhor usar. Para chegar à Cachoeira do Cardoso sem guia não é fácil pois não existem placas indicando o caminho. No máximo, algumas marcas no chão, que só comunicam a quem realmente conhece a trilha. Não arrisque ir de forma independente, pois as bifurcações do trecho podem te confundir.
Contrate um guia em uma das agências da cidade, para fazer o passeio com segurança. O passeio custa em média R$ 140 para grupos de quatro pessoas.
![]() |
Flores marcam o caminho até chegar à cachoeira (Foto: Equipe Na Bahia) |
Se ligue!
Cachoeira do Cardoso - Mucugê
5 km de carro do Centro da cidade + 2 km de trilha de médio esforço
Sugestão de Guia: Ney MTB (77 98109-7302). Ele conhece bem a região e também é campeão de mountain bike
Preços e serviços apurados em fevereiro de 2018
ÚLTIMOS POSTS
Maestro da Osba faz escuta guiada de grandes obras da música de concerto em evento gratuito no Santo Antônio Além do Carmo
PROGRAME-SE 03/09/2025 15:39Bahia sediará Seminário Internacional Águas para o Futuro 2025
NOTÍCIAS 03/09/2025 07:32Grupo formado por mulheres instrumentistas da Osba se apresenta no Teatro do Goethe-Institut
PROGRAME-SE 02/09/2025 12:27Destino Bahia está na vitrine do turismo nacional e internacional para o verão 2025/2026
NOTÍCIAS 01/09/2025 10:55Agentes de viagens argentinos conhecem atrativos de destinos baianos
NOTÍCIAS 31/08/2025 10:51Ver todas as notícias