23 de Abril de 2024

Cachoeira do Cardoso: para quem quer total tranquilidade em Mucugê

Quer uma cachoeira para chamar de sua em Mucugê? A chance de ser o único visitante na Cachoeira do Cardoso é grande. E nem precisa ter o sobrenome, viu? 

Ainda que esteja no roteiro oferecido por agências da cidade, é um daqueles tesouros mais frequentados pelos locais. Além de não ter muita gente, outra vantagem é que a queda d’água fica a apenas 5km de carro do Centro do município e mais 2 km percorridos a pé. Veja nosso roteiro do primeiro dia em Mucugê, incluindo a cachoeira do Tiburtino

Cachoeira do Cardoso: tranquilidade para relaxar
(Foto: Reprodução/Gantua Multisports Eco Adventure)

 

O caminho tem um trecho de subida que tira o fôlego dos menos preparados fisicamente e outro de descida, que requer certo cuidado com as pedras para não cair. O nível de esforço é considerado médio, mas nada que crianças não consigam fazer sem nenhuma dificuldade. Ou seja, dependendo do seu ritmo e preparo, dá para chegar ao paraíso em 30 ou 40 minutos. Mole, mole, né? 

Assim, dá para ir logo pela manhã e passar o dia todo. Por lá, uma gruta (onde os mais corajosos acampam) e algumas árvores oferecem sombra. Também dá para sair da cidade depois do almoço. 

No verão, é impressionante a temperatura da água bem agradável. Nada daquelas cachoeiras que gelam até a alma. Vá com cuidado, pois perto da margem a água é rasa, por causa das lajes de pedras. O centro do rio é mais fundo e permite o nado, sem fortes correntezas. É necessário nadar um trecho para chegar às quedas d’água. A força delas vai depender se choveu ou não na região no período. Mas mesmo se estiver fraca, você conseguirá relaxar com uma deliciosa “massagem” das águas.

Para chegar ao paraíso é necessário transpor trecho de subida e descida
(Foto: Equipe Na Bahia)

 

O caminho em direção ao Rio Cumbuca é marcado por pedras intrigantes e pela vegetação baixa. Dependendo da época, você terá a sensação de estará transpondo um grande jardim colorido por bromélias, orquídeas e sempre-vivas. A região está se recuperando bem da queimada de 2015/2016 que destruiu boa parte da vegetação. 

Dá para fazer a trilha calçando tênis, mas, se tiver uma bota específica para este tipo de atividade, é melhor usar. Para chegar à Cachoeira do Cardoso sem guia não é fácil pois não existem placas indicando o caminho. No máximo, algumas marcas no chão, que só comunicam a quem realmente conhece a trilha. Não arrisque ir de forma independente, pois as bifurcações do trecho podem te confundir.

Contrate um guia em uma das agências da cidade, para fazer o passeio com segurança. O passeio custa em média R$ 140 para grupos de quatro pessoas. 

Flores marcam o caminho até chegar à cachoeira
(Foto: Equipe Na Bahia)

 

Se ligue!
Cachoeira do Cardoso - Mucugê
5 km de carro do Centro da cidade + 2 km de trilha de médio esforço 
Sugestão de Guia: Ney MTB (77 98109-7302). Ele conhece bem a região e também é campeão de mountain bike

Preços e serviços apurados em fevereiro de 2018

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!