20 de Abril de 2024

O restaurante Preta, em Ilha de Maré, é tudo de bom que você ouve falar e mais um pouco

Se você ainda não conheceu o restaurante Preta, agora vai ter que esperar um pouco mais. O restaurante que conquistou os baianos nos últimos anos ficará fechado neste mês de março de 2018 e reabrirá em abril, em um outro local na Baía de Todos os Santos: a Ilha dos Frades, que tem melhor infraestrutura. Por enquanto, ficaremos na expectativa sobre as novidades desse charmoso restaurante. Abaixo, você pode ir salivando com a experiência gastronômica que é passar um dia aos cuidados de Angeluci Figueiredo, a Preta.

O Preta, em Ilha de Maré, é o melhor restaurante de Salvador. E não é porque Almodóvar, Anitta, Ivete Sangalo, Neymar e todos os globais já foram que a gente dá esse título. Nem porque você vai tirar fotos geniais e alimentar o Instagram por muito tempo. É pela comida maravilhosa, pela decoração primorosa e pelo atendimento impecável. 

Vieiras são opções de entrada
(Foto: Reprodução/Instagram restaurantepreta)

 

O Preta é provavelmente o único lugar da capital baiana de onde você vai sair sem ter do que reclamar. Nem adianta rolar o texto até o final para procurar aquele “mas...”. O restaurante é realmente tudo isso que você ouve falar e lê por aí. Tem mesmo que entrar no roteiro de quem gosta de comer bem e passar um dia agradável próximo ao mar.

Salada de polvo, pães cazeiros e beijus quentinhos
(Foto: Reprodução/Instagram restaurantepreta)

 

Tire a prova, seja turista ou não. Por isso, antes de ir, faça reserva. No verão, é melhor se planejar com alguns dias de antecedência, para garantir. O restaurante tem cerca de 50 lugares disputados mesmo. A Ilha de Maré é um território que pertence a Salvador e fica distante do centro e dos principais endereços turísticos (a gente te ensina como chegar). Que bom! Assim você vai poder sair da cidade de concreto. Mas não vá esperando um clube ou barraca de praia. Até tem chuveiro para tirar a água salgada do corpo, já que muitos clientes param pra comer depois de passear de lancha e barco, mas a vibe não é essa. 

A mariscada e todos os seus sabores
(Foto: Reprodução/Instagram victorvillarpando)

 

De cara, a decoração já impressiona pela mistura de cores, objetos resgatados pelas ruas, santos e fotografias. São apenas pistas de que ali é mesmo um lugar único e de que você está prestes a viver uma maravilhosa experiência gastronômica. 

Redes, plantas e mesas coloridas
(Foto: Reprodução/Instagram restaurantepreta)

 

Os frutos do mar são as estrelas do cardápio e aparecem nos pratos principais e entradas. Vieira, lagosta, polvo, peixe e camarão fresquíssimos são de comer rezando a cada garfada. A mariscada é uma boa opção para quem quer provar um pouco de tudo. Na casa, o tradicionalíssimo prato baiano leva verduras como quiabo, banana da terra e fruta pão. O menu também tem carne de cordeiro e nhoque de fruta pão (opção vegetariana). Entre as bebidas, não deixe de provar as caipiroscas (ou caipifrutas). Se preferir vinho, também encontra uma boa oferta por lá. 

E a criatividade da cozinha assinada pelo chef Aurélio Agazzi e Angeluci Figueiredo não para por aí. Para abrir o apetite tem rolinhos de siri com flor de banana, lagosta trufada e salada de polvo. Como o sabor mora nos detalhes, tudo fica melhor ainda com os acompanhamentos: molho de tamarindo, pão caseiro quentinho e beiju (tapioca) também saído do forno.

Cores de Preta
(Foto: Reprodução/Instagram restaurantepreta)

 

O mesmo vale para os acompanhamentos dos pratos principais. A farofa é forte candidata ao título de melhor que você já comeu na vida. Sem exageros. Para encerrar o ritual, porções individuais de doce de leite como sobremesa. Depois é hora daquele cafezinho ou chá servidos com muito primor. Então é só relaxar numa das redes ou sofás do lugar que fazem com que você se sinta em casa. E ir embora, querendo ficar ou voltar o mais rápido possível. 
 

Se ligue!
Praia de Botelho, Ilha de Maré, Salvador. No verão, abre diariamente, das 12h às 18h. Na baixa temporada funciona de quarta a domingo. Reservas: 71 99326-7461, das 9h às 19h @restaurantepreta

Preços e serviços apurados em novembro de 2017

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!