28 de Março de 2024

Esfiha de palma: parada obrigatória para comer na beira da estrada na Chapada

Viajar de carro pelas estradas é também se distrair com vendedores de frutas e placas que indicam pequenas paradas no caminho. A vontade de chegar logo impede que a gente encoste o carro a cada novidade, mas tem uns pit stops que valem a pena e fazem a diferença na viagem. 

Quem passa pela BA 142, na Chapada Diamantina, a caminho de Andaraí, Igatu, Mucugê e Ibicoara, tem parada quase obrigatória na Banca Torta, quiosque de beira de estrada cuja fama da esfiha de palma
(R$ 3,50) corre o mundo. Para acompanhar, peça um caldo de cana gelado (R$ 5). 

Para quem não sabe, palma é aquela planta um pouco espinhosa, usada para pastagens, em períodos de estiagem, água escassa e pouca alternativa de alimento. Por aqui, o uso do vegetal altamente nutritivo vem crescendo - inclusive na alta gastronomia - e agradando cada vez mais pessoas. Tradicionalmente, no México, ele é usado na alimentação humanda desde o Império Asteca. 

A fome era tanta que nem deu tempo de esperar para fazer a foto
(Foto: Equipe Na Bahia)

 

O local funciona diariamente, das 8h até o final do dia. Quem vai te atender é Miguel, o Louro. Ele também é artesão e vende no local objetos de decoração e bijuterias feitos de pedras, madeira e material reciclado. Como Louro é bom de papo, fique atento ao relógio, caso tenha hora pra chegar. Se não tiver, se deixe levar. O salgado também é servido em versões mais tradicionais (frango ou carne), mas ouse e prove o de palma, quentinho, saído do forno. Certeza que você não se arrependerá pelo sabor. 

A barraca fica bem na entrada da Fazenda Marimbus, de onde sai o famoso passeio para o Pantanal da Chapada Diamantina, das 8h30 às 16h. Na alta estação, a procura é grande, por isso é bom reservar. Por lá também tem um camping, para quem quer se hospedar. 

Se ligue!
A barraca fica na BA 142, km 10. Se você vai de Itaberaba sentido Andaraí, fica a 1,5km depois de uma ponte estreita, um pouco antes da entrada da cidade. Se você está no sentido contrário, a parada é logo na saída de Andaraí. 

Banca Torta: lanches, compotas, artesanato e bom papo
(Foto: Equipe Na Bahia)

Preços e serviços apurados em outubro de 2017

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!