19 de Março de 2024

Não sabe como chegar em Caraíva? A gente simplifica...

Chegar em Caraíva é mais uma das provações dos viajantes que vale a pena. Não é fácil. Não é rápido. Não importa se você vem do Nordeste ou do Sudeste. Ninguém disse que seria mesmo. Mas é recompensador.  O vilarejo que conquista turistas de todo o país fica a cerca de 640 km de Salvador e a 860 km de Belo Horizonte. Mesmo que você vá de avião até Porto Seguro, a forma mais rápida, você ainda terá que percorrer um trecho por via terrestre, balsa e por fim atravessar de canoa. Abaixo destrinchamos e contamos todos os segredos para que você escolha  a melhor forma, de acordo com seu perfil de viajante e condições. Veja como é a saga para chegar a Morro de São Paulo também. 

Foto: Porto Seguro/Divulgação

Avião
O aeroporto de Porto Seguro recebe voos regulares pelas companhias aéreas Gol, Latam e Azul. É preciso contratar um táxi, mas, você que é planejado, vai reservar antes, para não correr o risco de ficar largado lá.  Traslado para até quatro pessoas. E do aeropoto até o paraíso é chão, viu? Duas horas e meia até, duas horas para Arraial d’Ajuda. O tempo de viagem entre Trancoso e Caraíva é de uma hora e meia.
Alguns contatos de taxistas que fazem o percurso: 

- Jonguinha: (73) 99963-6193 / [email protected]
- Zé Mecânico: (73) 99991-8795 / 99971-6890
- Nande: (73) 99991-7013 / 99992-0281
- Alex: (73) 99993-6719
- Binho: (73) 99911-1806

Carro
Se você é aventureiro e quer desbravar o país de carro, vá em frente. Ops... se vier do Sul pela pela BR-101, 30 km após a cidade de Itamaraju, entre à direita no km 769, logo após o posto Atlântica. Aproveite para abastecer, viu? Passe por dentro do povoado de Monte Pascoal e siga aproximadamente 43 km pela estrada de terra até Caraíva. Não disse que era chão?

Já os que vêm do Norte pela BR-101, devem pegar a BR-367 na cidade de Eunápolis, em direção a Porto Seguro. No km 51, entre à direita, na direção de Trancoso. No final do asfalto, no trevo, siga 33 km pela estrada de terra até Caraíva.

Ônibus
Para quem vai de ônibus -  e não se importa como o sacolejo na estrada de barro, com muitas subidas, descidas e curvas -,  duas cidades da região são usadas como pontos de partida.  Quem sai de Porto Seguro faz a travessia de balsa para Arraial d’Ajuda, onde pega o ônibus que leva cerca de duas horas e quarenta minutos de viagem até Caraíva. As balsas saem a cada meia hora. Já os ônibus têm dois horários diariamente e custam cerca de R$ 20 (Viação Águia Azul, 73 3575-1170).

Foto: Alcides Gonçales/Paoramio/Reprodução

O sentido Arraial d’Ajuda / Caraíva sai às 7h e às15h, enquanto o trajeto oposto Caraíva / Arraial d’Ajuda possui saídas às 6h20 e 16h. Cuidado para não se deixar levar pela energia do lugar e perder o ônibus de volta. Isso é mais comum do que você pode imaginar. Nos sábados e domingo e durante a alta temporada, quando a demanda é maior, são disponibilizados ônibus extras, consulte o site da Viação Águia Azul, é bem arrumadinho. 

Já quem opta por sair de Eunápolis, via Itabela, terá mais quatro horas de viagem até Caraíva. Diariamente, o coletivo sai de Eunápolis às 13h30 e de Itabela às 14h30, com o preço aproximado de R$ 14. 

A pé ou de bicicleta
Os mais aventureiros ainda, podem fazer o trajeto a pé ou de bicicleta, beirando a costa. De Trancoso a Caraíva são 38 km pelas praias. É imprescindível consultar a tábua das marés. O cuidado é importantíssimo porque, dependendo da maré, algumas regiões ficam difíceis de serem atravessadas. Sabia que existe um trekking que percorre 80 km entre Cumuruxatiba e Trancoso a pé? São 80 km com uma noite em Caraíva. Quem fez garante que é uma experiência transformadora.

Travessia de canoa
Foto: Lu Arempe/Flickr/Reprodução

 

Não importa qual caminho escolher, você sempre vai ter que pegar uma canoa para atravessar o rio Caraíva e chegar no Vilarejo. Está preparado?

 

Preços e serviços apurados em setembro de 2017

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!