Circuito do Diamante: Setur-BA finaliza ações do projeto Avança Turismo na Chapada Diamantina
O município de Mucugê, que integra o Circuito do Diamante, na zona turística Chapada Diamantina, foi contemplado com um conjunto de ações do projeto Avança Turismo Bahia, neste mês. A iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que visa desenvolver as potencialidades das 13 zonas turísticas baianas, alcançou, também, os municípios de Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Ibicoara, Iramaia, Iraquara, Itaetê, Lençóis, Marcionílio Souza, Palmeiras, Seabra, Ituaçu e Wagner.
A equipe da Setur-BA fez visitas técnicas a pontos turísticos e o levantamento da oferta e avaliação da qualidade dos meios de hospedagem, com incentivo à regularização no Cadastur (registro nacional de serviços). As atividades foram concluídas com um seminário na Câmara Municipal de Mucugê, que reuniu gestores públicos e empresários das cidades envolvidas. Eles discutiram temas como desenvolvimento sustentável e qualificação dos serviços oferecidos aos visitantes.
“Para nós, foi muito importante ter a equipe da Setur-BA em nossa região. Debater sobre desenvolvimento sustentável foi pertinente e estratégico, pois ele conecta a gestão do turismo a três dimensões fundamentais: econômica, social e ambiental”, ressaltou a secretária de Turismo de Mucugê, Fabiana Profeta.
“O turismo transforma lugares em oportunidades. Nós, gestores, promovemos possibilidades para as pessoas. Agradeço ao Governo do Estado pelo seminário”, completou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Ituaçu, Brena Rocha.
“Aqui no Circuito do Diamante, finalizamos o Avança Turismo na Chapada Diamantina. Anteriormente, fizemos os outros três circuitos: Chapada Norte, Circuito do Ouro e Chapada Velha. A próxima etapa do projeto será na Costa do Descobrimento”, explicou o diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Setur-BA, Divaldo Borges.
Entre os atrativos de Mucugê, estão roteiros ecológicos, o Cemitério Bizantino e o Museu Vivo do Garimpo, além do enoturismo, que oferece a experiência imersiva na vinícola Uvva, do parreiral à produção de vinhos de qualidade, com vista para a Serra do Sincorá.
Fonte: Ascom/Setur-BA
ÚLTIMOS POSTS
Na França, Setur-BA reforça promoção do turismo baiano para ampliar fluxo de turistas estrangeiros
NOTÍCIAS 31/10/2025 07:56Turismo de negócios ganha força na Bahia
NOTÍCIAS 30/10/2025 12:18Bahia realiza 1º Concurso e 2º Festival do Queijo Artesanal em Salvador
VIAJE NA MESA 30/10/2025 09:12Riqueza da vida marinha revela a força dos mares da Bahia
NOTÍCIAS 28/10/2025 08:07Inema celebra 15 anos do Parque e do Refúgio da Serra dos Montes Altos
NOTÍCIAS 27/10/2025 08:04Ver todas as notícias