Viaje na história do Velho Chico: conheça o Museu Regional do São Francisco, em Juazeiro
Nascida à margens do São Francisco, Juazeiro é uma espécie de guardiã do Velho Chico. E tem um lugar onde as histórias da cidade e do rio se encontram: o Museu Regional do São Francisco. E o local é difícil de passar batido, viu?
![]() |
Fachada chama a atenção no Centro de Juazeiro (Fotos: Reprodução) |
Você certamente vai querer posar pra fotos na frente do suntuoso casarão, localizado bem no Centro de Juazeiro, próximo à Igreja Matriz da Cidade e ao lado da casa de João Gilberto (onde funciona a Secretaria de Cultura da Cidade).
![]() |
Objetos e decoração conduzem à uma viagem pelo século 20 |
Mas não fique só na fachada amarela, entre e conheça a história do local, contada por meio de documentos, fotos, peixes empalhados, móveis, roupas e peças dos vapores que navegavam pelo São Francisco. O museu não é grande e pode ser percorrido rapidinho. São três espaços expositivos: no primeiro andar estão as exposições temporárias, no segundouma temática sobre a navegação no São Francisco e no subsolo outra o cotidiano e achados arqueológicos da região.
![]() |
Carrancas são símbolos da navegação no São Francisco |
Construído na década de 1920, o casarão já teve a honra de hospedar um presidente da República: em 1952, Getúlio Vargas foi inspecionar a construção da ponte Presidente Dutra e se hospedou na casa que pertencia ao fazendeiro Miguel Lopes de Siqueira. Para não ficar na porta, planeje sua visita para o turno da manhã, durante a semana.
Se ligue!
Museu Regional do São Francisco
Segunda a sexta, 8h às 13h
R$ 3.
ÚLTIMOS POSTS
Grupo formado por mulheres instrumentistas da Osba se apresenta no Teatro do Goethe-Institut
PROGRAME-SE 02/09/2025 12:27Destino Bahia está na vitrine do turismo nacional e internacional para o verão 2025/2026
NOTÍCIAS 01/09/2025 10:55Agentes de viagens argentinos conhecem atrativos de destinos baianos
NOTÍCIAS 31/08/2025 10:51Confira a programação oficial da Flica 2025
PROGRAME-SE 30/08/2025 09:20Salvador terá festival imersivo de arte e inteligência artificial com entrada gratuita
PROGRAME-SE 29/08/2025 13:37Ver todas as notícias