25 de Abril de 2024

Quer voltar no tempo e conhecer Castro Alves?

Nascido na Fazenda Cabaceiras, a 170 km de Salvador, o poeta Castro Alves (1847-1871) marcou a história da literatura com suas linhas contra a escravidão. Para quem quer conhecer de perto onde morou um dos maiores escritores do país, a residência do baiano foi transformada num museu biográfico. No Parque Histórico Castro Alves, situado na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, é possível vivenciar o universo literário com uma bela e tranquila vista no entorno.

 Parque Histórico Castro Alves guarda memórias do poeta baiano (Crédito: Fernando Barbosa / Divulgação / DIMUS)

 

O museu de 52 mil metros quadrados foi inaugurado em 1971, por conta do primeiro centenário de morte de Castro Alves. Ali, dá para encontrar a famosa cômoda papeleira, móvel do século 19 onde o poeta escrevia seus textos literários e cartas, e até mesmo um tufo de cabelo, guardado numa caixinha. Além disso, o acervo conta com objetos pessoais diversos, incluindo artigos da família do escritor, como fotografias, cartões-postais, manuscritos, livros, indumentárias, adornos, utensílios domésticos e telas.

Acervo de Castro Alves e seus familiares podem ser visitados (Crédito: Mateus Pereira / Divulgação / DIMUS)

 

Na área externa, de mata nativa, emende uma trilha ecológica para visitar o Pouso de Adelaide (irmã preferida do autor), o anfiteatro, a “Cruz da Estrada”, a fonte e o Marco da Fazenda. Esticando o passeio natural para além das fronteiras do Parque Histórico, dá para conhecer a nascente Olhos D’água e o Rio Paraguaçu, que ficam logo nas proximidades.

Beleza e tranquilidade na trilha ecológica do museu (Crédito: Divulgação / DIMUS)

 

Vale colocar na agenda o Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves, realizado anualmente, pelo museu, sempre no sábado que antecede o dia 14 março (aniversário do poeta). Após o festival, a Prefeitura de Cabaceiras do Paraguaçu promove a Maratona do Poeta, uma corrida com percurso de 5km para homens e 3km para mulheres. Em seguida, uma festa com programação musical, na praça central de Cabaceiras do Paraguaçu, anima o luar da cidade.

Se ligue!

Parque Histórico Castro Alves / Visitação: terça a sexta, das 9h às 12h e 14h às 17h | sábados, domingos, e feriados, das 9h às 14h

Praça Castro Alves, 106, Cabaceiras do Paraguaçu (BA) / (75) 3681-1102

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!