Pelourinho vibra neste sábado (31) com Olodum Mirim, Xédendê, Acema e ensaio do Ilê Aiyê

O sábado (31) se despede de janeiro com uma programação intensa e diversa que ocupa o Centro Histórico, ao longo do dia. Esta agenda pré carnaval integra o projeto Verão na Bahia. Um Estado de Alegria, realizado pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), reforçando o compromisso com a democracia cultural e a valorização dos territórios simbólicos.
Nas ruas do Pelô, a partir das 14 horas, baianos e turistas podem curtir o Ensaio do Olodum Mirim, que apresenta jovens percussionistas à comunidade, exaltando a importância da formação artística na infância e na adolescência, a partir da tradição rítmica do samba-reggae, associada a uma abordagem educacional antirracista.
Mais tarde, no Largo Pedro Archanjo, às 19 horas, acontece o Ensaio Geral da ACEMA – Associação do Coletivo de Entidades Carnavalescas de Matriz Africana, celebrando a relevância da cultura afro-brasileira nos carnavais da Bahia. E, no mesmo horário, o Largo Tereza Batista abriga o show de lançamento do EP “Mojubá”, da Banda XÉDENDÊ. O trabalho dialoga com religiosidade e sonoridades afro-diaspóricas, ampliando o espectro musical da programação
ENSAIO GERAL - O brilho do primeiro bloco afro do Brasil toma conta da Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, às 18h30, com o ensaio do Ilê Aiyê, que antecipa o clima do carnaval e conta com convidados especiais, como Cortejo Afro e Irmãos no Couro. A apresentação reafirma a valorização da identidade negra e destaca a beleza e força dos blocos afro. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Meu Bilhete.
Fechando a agenda do dia, o ÀTTØØXXÁ ocupa o Largo Quincas Berro D’Água com o Bailaum BLVCK BVNG, às 20 horas, edição especial que celebra os 10 anos do grupo. Com repertório eclético, a festa traz convidados especiais e promete movimentar o Centro Histórico.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DESTE SÁBADO (31):
- RUAS DO PELOURINHO
Atração: Ensaio do Olodum Mirim
14h
Entrada Gratuita
- LARGO TEREZA BATISTA
Atração: Banda XÉDENDÊ
Show de lançamento Ep Mojubá
19h
Entrada Gratuita
- PRAÇA DAS ARTES MESTRE NEGUINHO DO SAMBA
Atração: Ensaio Geral do Bloco Ilê Aiyê
18h30
Ingressos no site
- LARGO PEDRO ARCHANJO
Atração: Ensaio geral da ACEMA
19h
Entrada Gratuita
- LARGO QUINCAS BERRO D’ÁGUA
Atração: ÀTTOOXXÁ
20h
Entrada Gratuita
ÚLTIMOS POSTS
Sereia do Rio Vermelho é restaurada antes da Festa de Iemanjá
NOTÍCIAS 31/01/2026 19:32Ministereo Público celebra 21 anos com seu tradicional baile em homenagem a Yemanjá, no dia 2
PROGRAME-SE 31/01/2026 17:29Pelourinho vibra neste sábado (31) com Olodum Mirim, Xédendê, Acema e ensaio do Ilê Aiyê
PROGRAME-SE 31/01/2026 10:27"Bahia de todos os sambas”, esse é o tom da sexta (30) no Pelô com Taian Riachão, Samba Trator, Omo Obá, Muzenza e Commanche
NOTÍCIAS 30/01/2026 14:05SSP empregará na Festa de Iemanjá 2026 1.152 policiais, peritos e bombeiros
NOTÍCIAS 30/01/2026 13:38Ver todas as notícias