Salvador celebra 103 anos da Festa de Yemanjá no Rio Vermelho

26/01/2026 08:38

Foto: Kleber Lobo

Salvador se prepara para viver mais uma edição de uma de suas mais fortes e simbólicas manifestações religiosas e culturais: a Festa de Yemanjá. Em 2025, a celebração chega aos 103 anos de fé e reverência à Rainha do Mar, reunindo devotos, pescadores, moradores e visitantes no bairro do Rio Vermelho, com o tema “Renacer com as Águas de Yemanjá”. As atividades têm como ponto central a Colônia de Pesca Z-1, espaço histórico e espiritual da festa.


A programação tem início na noite do dia 1º de fevereiro, com a Entrega do Presente de Oxum. Às 23h20, o cortejo parte do Terreiro Olufanjá – Ilê Axê Iyà Olufandê, seguindo em direção ao Dique do Tororó, onde, à meia-noite, acontece a entrega simbólica do presente à orixá das águas doces. O momento marca a abertura espiritual dos rituais que antecedem o grande dia dedicado a Yemanjá.
 

Já na madrugada do dia 2 de fevereiro, acontece a Entrega do Presente Principal de Yemanjá, um dos momentos mais aguardados da festa. A saída está prevista para as 4h30, também a partir do Terreiro Olufanjá, com chegada às 5h, na Praia de Santana, na Colônia de Pesca Z-1, no Rio Vermelho. No local, ocorre a tradicional alvorada, acompanhada pela queima de fogos. O presente principal é conduzido pelos pescadores até a embarcação e levado ao “Buraco de Iaiá”, formação natural no mar, em forma de concha, localizada a cerca de três milhas náuticas da costa, onde a cerimônia religiosa é realizada.
 

Durante os dois dias de celebração, a comunidade e os fiéis também poderão visitar a Casa de Yemanjá, montada pelos pescadores e colaboradores da Colônia Z-1. O espaço, que abriga a imagem principal da orixá e os balaios, estará aberto para receber flores, oferendas e manifestações de fé, das 8h do dia 1º de fevereiro até as 18h do dia 2.


Mais do que um evento religioso, a Festa de Yemanjá é um patrimônio cultural vivo de Salvador, que reúne espiritualidade, tradição, memória e identidade afro-baiana. A celebração convida a população e os visitantes a se unirem à comunidade do Rio Vermelho em um momento de devoção, renovação e axé, em homenagem à Rainha do Mar.

Whatsapp

Galeria

46ª Marcha da Consciência Negra Zumbi-Dandara dos Palmares
22ª Caminhada da Liberdade
Novembro Negro
Ver todas as galerias

Eu fui!