Cores, tambores e ritmos: domingo no Pelô fez jus ao verão e esquentou o Centro Histórico

12/01/2026 07:48

Se o verão é a estação mais quente do ano, o Pelourinho ferveu neste último domingo (11), com diversas opções gratuitas para baianos e turistas. A diversidade da programação levou música e entretenimento para toda a família, com shows distribuídos nos principais largos, além  de atrações infantis para divertir a garotada. Toda essa grade de shows, que vai até as vésperas do Carnaval, integra o projeto “Verão na Bahia. Um Estado de Alegria”, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).

A animação começou ainda pela manhã, com muito forró no Largo Quincas Berro D’Água, onde as raízes nordestinas foram exaltadas pela cantora Jeanne Lima, que teve como convidado especial o forrozeiro Del Feliz. “Estou vindo pela primeira vez ao Pelourinho, e está sendo uma experiência incrível. Uma festa muito legal, muito organizada e com muita segurança também, que acredito ser o principal para todos”, comemorou a turista, originária da cidade de Santos (SP), Simone Mendes. Amante de um bom forró, ela, que é administradora, subiu ao palco com seu marido, o advogado Gustavo Amorim, para juntos abrilhantarem ainda mais a apresentação.

E, se a manhã de verão começou com agitação, o turno da tarde não deixou por menos. No Largo do Pelourinho, durante a apresentação do Olodum, uma verdadeira multidão acompanhou o show do maior grupo percussivo do Brasil. Recebendo parceiros musicais, o samba-reggae do Olodum reviveu clássicos da banda, mas também apresentou novidades que estão sendo trabalhadas para o Carnaval 2026.

DIDÁ - Ali perto, no Largo Tereza Batista, as mulheres da Banda Didá também aqueceram seus tambores para a folia momesca, levando ao público aquilo que pode ser uma das grandes inovações deste verão: a mistura do funk carioca com os tambores da Didá.

Alegria também não faltou para a garotada, com a apresentação de Tio Paulinho no Largo Pedro Archanjo, repleta de brincadeiras, gincanas e brindes. O clima de confraternização e festa seguiu no largo quando subiu ao palco.

Já à noite, o grupo Viola de Marujo, trazendo o autêntico samba de roda da Bahia para fazer o povo cair na dança. “Muito me orgulha trazer nosso grupo para esse projeto, porque muitos desses meninos que sobem ao palco hoje estiveram em caminhos tortuosos da vida em outros momentos. Com a música, ganharam outro rumo e hoje estão promovendo cultura”, comemorou a idealizadora do Viola de Marujo, Mãe Val.

GANHADEIRAS DE ITAPUÃ - Quem também fez baianos e turistas caírem na dança foram as Ganhadeiras de Itapuã, que fecharam a programação do Largo Quincas Berro D’Água neste domingo. As cantigas e danças que marcam a trajetória das primeiras vilas de pescadores de Salvador foram encenadas por crianças, senhoras e outros músicos, resgatando e fortalecendo a riqueza da identidade cultural do bairro de Itapuã. Tanto no palco quanto no chão do largo, as Ganhadeiras levaram a música da Bahia para todos, por meio do intercâmbio cultural promovido pelo projeto “Verão na Bahia. Um Estado de Alegria”.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEGUNDA-FEIRA (12/01):

 

  • Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba

Atração: Cortejo Afro 

Convidado: Afrocidade

21h 

R$ 160 (Inteira) e R$ 80 (Meia) - Ingressos no Meu Bilhete

 

  • Largo Tereza Batista

Atração: Vem Dançar Verão  

Aulão de dança - Samba de Roda. 

Com a professora Acotirene Lopes. 

18h 

Gratuito

 

  • Largo Pedro Archanjo

Atração: Grupo Ofá 

20h 

Gratuito

Whatsapp

Galeria

46ª Marcha da Consciência Negra Zumbi-Dandara dos Palmares
22ª Caminhada da Liberdade
Novembro Negro
Ver todas as galerias

Eu fui!