Com destaque internacional para o Bahia Beer Festival-Alagoinhas, eventos diversificados aquecem o turismo no estado
A participação de 200 cervejarias artesanais, representando 43 países, marcou o 3º Bahia Beer Festival-Alagoinhas, que movimentou a cidade da zona turística Caminhos do Sertão, no último fim de semana, com atrações gastronômicas e musicais. Promovida pela parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), a Prefeitura Municipal e a empresa Sol Eventos, a festa cervejeira reforçou a sua posição de destaque no calendário internacional do segmento.
A Praça Mário Laerte ficou lotada de apreciadores da bebida, que também curtiram shows de Chimarruts, Filhos de Jorge, Léo Rodrigues e Escandurras, entre outros artistas. O Congresso e Concurso Internacional de Cervejas (Conib-BBA) qualificaram a programação técnica. Cerca de 1,5 mil amostras foram avaliadas por 40 jurados, vindos de todas as partes do mundo, consolidando a competição como a maior do gênero na América Latina. As três primeiras colocadas foram a Hofstettner Granitbock ICE (Áustria), Sonhoshin German Style Wheat Beer (China) e Hechicero Grut Beer (Colômbia).
“É gratificante ver essa conquista da Bahia, de ser destaque no grupo seleto de destinos que recebem grandes eventos internacionais, em uma comprovação de que o nosso turismo está cada vez mais forte”, comemorou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. Durante o festival, a secretaria realizou a pesquisa sobre o perfil do visitante e avaliação dos serviços, que irá balizar futuras ações no evento.
Já o Concurso Cerveja no Prato, com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA), teve como vencedor o restaurante Sabor da Serra, de Lençóis, na Chapada Diamantina, pela receita de surubim assado na folha de bananeira e molho cervejeiro. Em segundo e terceiro lugares ficaram Delícias da Tia Meire e Bar do Barbosa, respectivamente, de Alagoinhas.
Estreando em solo baiano, o cervejeiro João Magalhães, de Portugal, saiu da festa satisfeito. “Fiquei completamente encantado com o potencial da cidade, de boa comida, boa energia e boas cervejas. É a minha primeira viagem ao Brasil e vim para participar desse evento na Bahia, que está aprovado”, elogiou.
“Ficamos felizes em ver o reconhecimento do sucesso do Bahia Beer 2025, que já registra um balanço positivo para a economia de Alagoinhas, com o fundamental apoio do Governo do Estado”, festejou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, João Henrique Paolilo.
Outras iniciativas - No último fim de semana, mais dois destinos do interior baiano receberam eventos que movimentaram atividades turísticas, com o apoio da Setur-BA. Em Vitória da Conquista, nos Caminhos do Sudoeste, o Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima foi palco da 11ª Feira Cultural Plural, realizada pelo Instituto Singular, envolvendo comunidades da região. Na programação, arte, moda, música, oficinas e rodas de conversa sobre turismo sustentável, com o tema "A Serra do Periperi e sua flora nativa". Já na Costa do Cacau, manifestações artísticas pelos 65 anos de emancipação política de Ibirataia animaram moradores e visitantes de cidades vizinhas.
ÚLTIMOS POSTS
Turismo da Bahia alcança marcas históricas em 2025
NOTÍCIAS 30/12/2025 10:38Recuperação dos atracadouros de Morro de São Paulo e de Gamboa do Morro, em Cairu, tem o investimento de R$ 8,8 milhões
DESTINOS 29/12/2025 15:19Esplanada recebe obras para dinamizar o turismo
NOTÍCIAS 29/12/2025 07:18Virada Salvador 2026 chega ao 2º dia com Edson Gomes, Claudia Leitte, Simone Mendes, Pablo e Tony Salles
NOTÍCIAS 28/12/2025 17:21Primeira noite de Festival Virada em Salvador não tem registro de crime grave
NOTÍCIAS 28/12/2025 17:12Ver todas as notícias