4º Encontro Franco-Brasileiro de Turismo Sustentável acontece em Salvador até sexta-feira (19)
Teve início nesta terça-feira (16), em Salvador, o 4º Encontro Franco-Brasileiro de Turismo Sustentável, fruto da cooperação entre o Governo do Estado, o Consulado da França no Nordeste, a Federação dos Parques Naturais Regionais da França, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade Toulouse Jean Jaurès e parceiros como o SENAC Bahia e o Lycée Lautréamont. Integrando a Temporada Cruzada França-Brasil 2025, o evento segue até sexta-feira (19), na Aliança Francesa, na Barra, com mesas técnicas, oficinas e ações culturais voltadas ao fortalecimento do turismo sustentável.
Com apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria de Turismo (Setur-BA), o encontro é estratégico para as políticas ambiental, turística e internacional da Bahia. A iniciativa estimula parcerias acadêmicas e institucionais e fortalece as relações entre Brasil e França na construção de políticas voltadas ao turismo sustentável e à valorização da sociobiodiversidade. A programação inclui mesas técnicas, oficinas, ações culturais e atividades acadêmicas e comunitárias em turismo, gastronomia e hospitalidade sustentável, com foco nas cadeias produtivas locais.
O secretário do Turismo, Maurício Bacelar, ressaltou o papel do evento na valorização da sociobiodiversidade e no fortalecimento das comunidades locais. “O turismo sustentável é hoje uma prioridade para a Bahia. Ao integrar cultura, meio ambiente e desenvolvimento econômico, reafirmamos nosso compromisso em transformar os territórios turísticos em espaços de inclusão, geração de renda e preservação”, destacou.
O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, destacou a relevância do encontro para a consolidação de políticas públicas alinhadas ao cenário internacional. “A realização do Encontro Franco-Brasileiro de Turismo Sustentável reforça a liderança da Bahia em políticas ambientais e climáticas, em sintonia com a preparação para a COP30. É um espaço estratégico para avançarmos na transição ecológica e no protagonismo comunitário”, afirmou.
Parceria
A solenidade de abertura contou ainda com a presença de autoridades como o vice-governador Geraldo Júnior e o senador da República Jaques Wagner. Durante o evento, Geraldo Júnior destacou a relevância da iniciativa para o desenvolvimento do estado. “O turismo sustentável é uma das grandes vocações da Bahia. Esse encontro fortalece nossas potencialidades e reafirma o compromisso do Governo em aliar preservação ambiental, desenvolvimento econômico e valorização das comunidades locais”, declarou.
Responsável da cooperação no Consulado-Geral da França, Sébastian Dahyot também enfatizou a importância da parceria internacional. “Este encontro simboliza a força da cooperação entre a França e o Brasil. Ao unirmos experiências e saberes, construímos caminhos para um turismo mais sustentável e para a valorização da sociobiodiversidade, reforçando os laços entre nossos países”, disse.
Repórter: Tácio Santos/GOVBA
ÚLTIMOS POSTS
2º Festival do Queijo Artesanal da Bahia movimenta R$ 2 milhões em vendas e público recorde
VIAJE NA MESA 04/11/2025 11:13Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia
NOTÍCIAS 04/11/2025 09:18Exposições em museus do Governo do Estado são destaque no Festival Nosso Futuro
NOTÍCIAS 03/11/2025 15:10Museu Geológico da Bahia recebe Camerata Bahia Cordas na Terça Musical de novembro
PROGRAME-SE 03/11/2025 09:19Na França, Setur-BA reforça promoção do turismo baiano para ampliar fluxo de turistas estrangeiros
NOTÍCIAS 31/10/2025 07:56Ver todas as notícias