Ilhéus lidera ranking sobre transparência e governança pública
A organização Transparência Internacional divulgou um ranking sobre transparência e governança pública entre 78 municípios baianos de cinco Territórios de Identidade no Estado – Litoral Sul, Baixo Sul, Extremo Sul, Costa do Descobrimento e Médio Rio de Contas. Na lista, Ilhéus se destaca como o primeiro colocado, atingindo 77,1 pontos.
O ranking avalia se as prefeituras implementam políticas essenciais para a transparência e integridade, assegurando que os municípios adotem medidas para combater o desvio de recursos públicos e estabeleçam mecanismos transparentes e técnicos para a alocação de recursos via emendas parlamentares ao orçamento.
Especialmente em anos eleitorais, essa avaliação é vital para reduzir os riscos de corrupção associados à distribuição desses recursos, promovendo a divulgação clara e responsável de emendas municipais, estaduais, federais e de transferências especiais. Dessa forma, o índice fortalece a governança pública e aumenta a confiança da população nas administrações municipais.
A Transparência Internacional (TI), sediada em Berlim, é uma organização global que combate a corrupção e está associada a redes internacionais como o G20 e o Pacto Global das Nações Unidas. Com mais de 100 capítulos (representantes) em todo o mundo. A avaliação, realizada entre abril e maio, usou uma metodologia da TI – Brasil para verificar se os municípios possuíam leis e práticas de integridade e transparência, como a Lei Anticorrupção. O objetivo foi garantir uma alocação transparente e técnica dos recursos via emendas parlamentares, reduzindo os riscos de corrupção.
Mais informações podem ser obtidas através do site Transparência Internacional Brasil.
ÚLTIMOS POSTS
Novembro Salvador Capital Afro terá show de Léo Santana e eventos por toda cidade durante 40 dias de programação
PROGRAME-SE 18/10/2025 09:18Semana no Pelourinho tem Noite do Samba Reggae, Ilê Aiyê e música eletrônica; veja programação completa
PROGRAME-SE 17/10/2025 16:56Baianas de acarajé de Camaçari são capacitadas pela Setur-BA para qualificar afroturismo no destino
NOTÍCIAS 17/10/2025 09:55Setur-BA promove turismo baiano na Patagônia chilena, nos Estados Unidos e Europa
NOTÍCIAS 16/10/2025 12:15Jeferson Tenório e Larissa Luz participam do 1º Festival Literário do Norte e Agreste Baiano
PROGRAME-SE 15/10/2025 07:21Ver todas as notícias