22 de Julho de 2024

Tom da Bahia leva festa de Iemanjá para a França

A Associação Odoya Paris, fundada pelo cantor e compositor baiano Tom da Bahia, realiza a segunda edição da festa de Iemanjá na comuna de Saint-Ouen, cerca de seis quilômetros do centro da mundialmente conhecida 'Cidade Luz'. O evento acontecerá no dia 11 de maio, a partir das 11h (horário local) no centro cultural La Serre Wangari, local que abrigará a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A Associação é responsável por levar o evento para a capital francesa e a programação da festa – consagrada na Bahia e pioneira na região do país europeu – contará com o tradicional culto à rainha do mar, que se estenderá a todos os orixás, capoeira, gastronomia baiana, além de apresentações culturais e muita música, com batucada de samba-reggae, maracatu e show de encerramento do anfitrião, o itabunense Tom Dantas. O evento é aberto ao público e estima receber cerca de 10 mil pessoas.

Entre as atrações confirmadas estão o grupo de batucada Vidaiá; Dj Çaravá; grupo de capoeira Angoleiros do Mar, liderado pelo Contramestre Fubuia; Caboclo de Lança Nêgo João; a rainha do carnaval europeu 2023, Mini Natty, e a afro dancer Ezzy.

Encarregada de disseminar a cultura baiana e afro-brasileira na Europa, a Associação Odoyá Paris afirma que a Festa de Iemanjá é, sobretudo, um viés de combate ao racismo religioso e protagonismo da população negra que vive no continente.
 

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!