29 de Abril de 2024

Rio de Contas produz 1º azeite extravirgem do Nordeste

O azeite Rio de Contas, na Chapada Diamantina, tem se destacado no cenário gastronômico mundial como um produto de qualidade rara. Produzido a mais de um mil metros de altitude,  o primeiro azeite extravirgem do Nordeste, é marcado por sabores tropicais e já conquistou prêmio em um concurso internacional de Paris.

Com um processo de produção cuidadoso e artesanal, o azeite Rio de Contas é extraído de azeitonas selecionadas, cultivadas de forma sustentável em terras férteis e sob condições climáticas que remetem a um terroir de tipo mediterrâneo. Fruto de um projeto familiar, as oliveiras do tipo ‘arbequina’ produziram o primeiro azeite de oliva da história do Nordeste, que conquistou a medalha de ouro no concurso Olio Nuovo Days de Paris, em 2021.

O cuidado com cada etapa da produção do azeite, desde o cultivo em condições de biodinâmica à extração, resultou, no ano de 2021, em um produto final com sabor e aroma inéditos. Com notas frutadas, essa foi a primeira vez que uma região da Bahia produziu azeitonas em quantidade e qualidade suficientes para a produção de azeite.

O olivar ainda se encontra em fase experimental, necessitando de investimento em pesquisa e aprimoramento, visto que ainda não foi possível produzir uma quantidade de azeitonas que fosse sustentável de um ponto de vista econômico.

O compromisso com a qualidade e a tradição fazem do azeite Rio de Contas um tesouro da gastronomia brasileira, levando o sabor único da Chapada Diamantina para as mesas de todo o mundo. Além de ser uma excelente opção alimentar, o azeite também é reconhecido pelos seus benefícios à saúde. Rico em antioxidantes e ácidos graxos essenciais, como o ômega-3 e o ômega-6, esse elemento contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares e promove o bem-estar de forma geral.
 

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!