02 de Maio de 2024

SecultBa promove Carnaval da Cultura no Pelourinho e nos desfiles do Ouro Negro

O Carnaval da Bahia 2024, promovido pelo Governo do Estado, pretende escrever na história carnavalesca mais um inesquecível capítulo de valorização da cultura em suas diversas linguagens e expressões. Com o tema “50 Anos de Blocos Afro. Nossa Energia é Ancestral”, a festa de 2024 vai enaltecer um dos principais pilares do Carnaval da Bahia: a herança africana e a expressão afro-brasileira.

 

Para este ano, a Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa) vai reunir mais de 100 atrações que se apresentarão nas ruas, ladeiras, largos do Pelourinho e potencializar o desfile de 107 entidades, entre blocos de afoxés, blocos afro, de índio, de samba e de reggae, através do Programa Ouro Negro nos circuitos oficiais da maior festa de rua do planeta na capital e também no interior. Além disso, a SecultBa vai apoiar o carnaval do Circuito Mestre Bimba, no Nordeste de Amaralina; o Carnaval de Maragogipe, que é patrimônio cultural da Bahia desde 2009, além do apoio a blocos independentes, como o desfile dos Palhaços do Rio Vermelho, os Bloquinhos de Santo Antônio e o Banho de Mar à Fantasia.

 

Este importante caldeirão cultural que se presencia na Bahia é uma ação orquestrada pelo governador do Estado Jerônimo Rodrigues, pelo vice-governador e coordenador do Carnaval da Bahia Geraldo Júnior, pelo secretário de Cultura Bruno Monteiro e por todo secretariado do governo envolvido com a festa.

 

“A escolha do tema do Carnaval, que homenageia os 50 anos dos blocos afro e ressalta a energia ancestral que nos move, não é uma homenagem somente à música, ao ritmo e às cores da cultura africana. É, sobretudo, uma homenagem ao conteúdo e ao significado que esses grupos trazem como algo educativo e pedagógico para a Bahia. O Carnaval é uma manifestação máxima da força e da riqueza da nossa ancestralidade. Por isso, o Governo do Estado segue promovendo uma cultura identitária e de raiz”, ressalta Bruno Monteiro, secretário de Cultura da Bahia. 

 

Carnaval do Pelô

Quem ama o Pelô já sabe que a folia por lá é garantia de diversão democrática e diversa. É para 2024 não vai ser diferente. Ritmos, que vão desde o afro, reggae, arrocha, axé e antigos carnavais, passando também pelo samba, rap, pagode/pagotrap, guitarra baiana, além da apresentação de orquestras e bailes infantis prometem atrair baianos e turistas de todas as faixas etárias, o que torna o Pelourinho um dos espaços mais concorridos para curtir a folia momesca entre os dias 08 e 13 de fevereiro.

 

Entre as atrações do palcos e largos do Carnaval do Pelô deste ano, destacam-se Daniela Mercury com Blocos Afro, Larissa Luz, Nação Zumbi, Attooxxà, Nara Couto com Majur e Hiran, Marina Sena, Margareth Menezes, Mariene de Castro com Nelson Rufino, Duda Beat, Baco Exu Do Blues e Baiana System. Já o Baile Infantil, na Praça das Artes, vai reunir mais de 10 atrações e o Palco do Reggae, na Rua do Passo, se apresentarão mais de 30 atrações. Abraçando o carnaval de rua, o público vai conferir nas ruas, ladeiras e vielas do Pelô, a participação de microtrios, nanotrios, bandinhas e bandões de corda, percussão  e sopro, além de grupos performáticos. O edital do Carnaval do Pelô, lançado pela SecultBa, vai investir mais de R$ 8 milhões na programação.

 

No Largo do Pelourinho, palco principal, os shows começam na sexta-feira (09), e quem vai dar a largada na folia é a apresentação especial de Daniela Mercury com os Blocos Afro, seguida pelos shows de da cantora e compositora Larissa Luz e do grupo pernambucano Nação Zumbi. Daí por diante até terça-feira (13) de Carnaval de apresentam Seu Jorge, Attooxxà, Projeto 03 artistas com Bruna Barreto, Dimazz e Nancy Viegas, Tereza Cristiana, Nelson Rufino e Mariene de Castro, Projeto 03 artistas com Nara Couto, Majur e Hiran, Marina Sena, Margareth Menezes, Duda Beat, Projeto 03 artistas com Pedro Pondé, Dja Luz e Ayrá, Baco Exu dos Blues, Baiana System e Projeto 03 artistas com Sued Nunes, Afroito e MC Tha.

 

Já no Largo Tereza Batista, o público vai conferir, a partir de quinta-feira (08), os shows de A Praça do Frevo Elétrico de Carlos Pita, Gabi Moraes, Yan Cloud, Sarajane, Nininha Problemática, Magary, Legião do Samba, Geraldo Cristal, Danzi, Giselle Café, Projeto 03 artistas com Indy, Gab Ferruz e Marcos Sena, Jefinho Love Night, o Breguinha, Savannah, IFÁ, Projeto 03 artistas com Igor Gnomo, Jotaerre e Chibatinha, além de Vitera, Nouve, Alumínio e Carruagem de Fogo, Eletricaz, Projeto 03 artistas com Luciano Callazans, Orquestra Santo Antônio e Taís Nader, Os Vizin, Udi Santos, Negro Davi, Tio Elétrico e Aloísio Menezes.

 

O Largo Pedro Archanjo recebe no seu palco a partir de sexta-feira (09), Gabriel Mercury,

Zeca Freitas e Orquestra, Juliana Ribeiro, Claudia Cunha, Allane Lopes, Folia Delas, Dom Chicla, Orquestra Compassos, Sandra Simões, Irmão Carlos Psicofunk, Marcio Mello, Me Siga, Orquestra Paulo Primo, Gutto Cabaré, Banda Release, Vitinho do Arrocha, Le Fulerê, Orquestra de Baile Renascer, Ricardo Markis, Banda Loos Candelas, Gerônimo, Marcia Freire, Orquestra Juvenil Itinerante da EMUC, Outros Baianos, e Robertinho Lago.

 

Outro importante palco do Carnaval do Pelô é o Largo Quincas Berro D’Água que terá show de Rebeca Tarique, Julio Caldas, Oxeturá, Rachel Reis, Márcia Short, Rafaela Ojuara, Davi Moraes, Matilde Charles, CBX, Bira Negros de Fé, Escandurras, As Nandas, As Ganhadeiras de Itapuã, Batifun, Fora da Mídia, Viola de Doze, Katulé, Gal do Beco, Pradarrum, ILLY, Grupo Movimento, Paulinho Boca, Dionorina, MAVI, Adão Negro e Samantha Tosto.

 

Carnaval é Ouro Negro

Esse ano o Carnaval da Bahia celebra os 50 anos dos Blocos Afros e o maior investimento da história do Programa Ouro Negro com recursos de R$ 15 milhões, contemplando 132 propostas que vão se apresentar no Carnaval 2024, na capital e no interior do Estado.

 

Em Salvador, o apoio vai para 107 entidades, entre afoxés, blocos afro, de índio, de samba e de reggae, que vão se apresentar nos circuitos Dodô, Osmar e Batatatinha, e também nos outros 05 circuitos oficiais: Orlando Tapajós, Sérgio Bezerra, Batatinha, Riachão, Mestre Bimba e Mãe Hilda Jitolú. Os carnavais dos municípios de Caravelas, Ilhéus e Itabuna também contarão com desfile de entidades contempladas com o edital Ouro Negro.

 

Entre as entidades apoiadas, destacam-se Ilê Aiyê, Filhos de Ganghy, Malê de Balê, Muzenza, Cortejo Afro, Banda Didá, Filhas de Gandhy, Bloco Alvorada, Bloco da Capoeira, Bankoma, Alerta Geral, Comanches do Pelô e Apaches do Tororó.

 

Apoio ao Carnaval da Cultura em toda Bahia

A Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa) também está apoiando blocos independentes que desfilam em circuitos oficiais e bairros de Salvador e do interior da Bahia. Na capital, o cortejo pré-carnavalesco dos Palhaços do Rio Vermelho, que aconteceu em 27 de janeiro, contou com apoio da SecultBa. Os Bloquinhos do Santo Antônio também tiveram apoio financeiro garantido para o pré-Carnaval e para o Carnaval. Além disso, o Governo da Bahia, através da SecultBa, mediou o diálogo dos blocos com o Ministério Público. Os desfiles no bairro iniciam no dia 01 de fevereiro com Urso da Meia Noite e vai até 09 de fevereiro (segunda de carnaval) com o bloco Rodante.

 

O Banho de Mar à Fantasia, festa pré-carnavalesca que acontece dia 04 de fevereiro, nas imediações da Ladeira da Preguiça, no bairro Dois de Julho, conta com apoio da SecultBa e terá como atrações Márcia Castro, Afrocidade, Ministério Público, Aila Menezes e Filhos de Gandhy.

 

O Carnaval do Interior também está garantido com os investimentos do Governo da Bahia, através da SecultBa. Blocos apoiados pelo Programa Ouro Negro desfilarão nos carnavais de Caravelas (Bloco Umbandaum Bloco Caravelas), Ilhéus (Bloco Afro Levada da Capoeira) e Itabuna (Bloco Afro Estandarte na Lavagem do Fuxico). Além dessas cidades, a SecultBa apoiará o tradicional Carnaval de Maragojipe, festa que é Patrimônio Imaterial Cultural da Bahia desde de 2009.

CLIQUE AQUI  e veja a programação completa do Pelourinho

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!