27 de Abril de 2024

Vendas para Concha Negra abrem nesta terça-feira (6)

Já estão disponíveis as vendas dos ingressos para a 3ª edição do Concha Negra, projeto que exalta a riqueza da produção musical afro-baiana no palco da Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Neste primeiro momento, o público poderá adquirir ingresso para as apresentações do Cortejo Afro, no dia 23 de fevereiro, e dos Filhos de Gandhy, que será realizado no dia 1º de março. Os shows começam às 18h30 e preveem ainda, em cada espetáculo, presenças de convidados especiais. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), à venda na bilheteria física do TCA e virtualmente pela plataforma Sympla.

A programação completa da 3ª edição do Concha Negra terá uma grade com seis atrações principais, levando a diversidade e a potência da arte negra para a Concha Acústica do TCA. São elas: Cortejo Afro (23 de fevereiro), Afoxé Filhos de Gandhy (1º de março), Xella Orixá Convida (8 de março), Olodum (22 de março), Adão Negro (28 de março), SALCITY RAP (5 de abril). A abertura de vendas de ingressos para cada espetáculo será divulgada previamente.

Cortejo Afro

Criada em 1998 no bairro de Pirajá, a Banda Cortejo Afro traz uma batida percussiva que mistura ritmos africanos às batidas eletrônicas e ao pop, intitulada de “revolução musical afro-baiana”. Apresentando releituras de experiências musicais e da estética afro-descendente, a banda Cortejo Afro transmite alto astral através de suas roupas exuberantes, músicas e coreografias ricas em movimentos ligados à cultura afro. Nos palcos, eles prometem um repertório único, formado por composições da banda, já consagradas pelo público, e releituras de canções nacionais.

Filhos de Gandhy

Fundado em 1949 por um grupo de trabalhadores negros do cais do Porto de Salvador, o Afoxé Filhos de Gandhy emergiu como uma entidade afro-brasileira a desfilar no Carnaval de Salvador.  Em 2024, o Afoxé comemora seus 75 anos de história, resistência e brilho, simbolizados pela Boda de Brilhantes e escolheu um tema que promete emocionar e encantar a todos: “Gandhy 75 Anos – Beleza Pura. Uma Homenagem a Caetano Veloso”. Com essa temática, o Afoxé Filhos de Gandhy busca celebrar a genialidade musical de Caetano Veloso e a marcante influência do movimento tropicalista na história da arte brasileira.

Concha Negra

O Concha Negra é uma iniciativa que se compromete a fomentar a diversidade cultural da Bahia, suas tradições e patrimônios, garantindo o lugar da música afro-baiana na programação mensal da Concha Acústica do Complexo do TCA, maior equipamento cultural do estado. Sua realização parte de premissas das políticas reparatórias previstas na constituição do Estado da Bahia e no Estatuto da Igualdade Racial. Assim, o incentivo a mais um canal de visibilidade e acesso a esta produção se alinha a condutas que reconhecem a cidadania cultural, a importância da representatividade e a afirmação de identidades, combatendo preconceitos e valorizando a expressão das variadas manifestações humanas.  

Com um público total de mais de 30 mil pessoas, sem contar os telespectadores que assistiram às transmissões ao vivo na TVE Bahia, o Concha Negra teve sua primeira etapa entre setembro de 2017 e fevereiro de 2018, com shows de Filhos de Gandhy, Muzenza, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Olodum e Malê Debalê. A 2ª edição ocorreu entre novembro de 2019 e março de 2020, com ÀTTØØXXÁ, Ilê Aiyê, Sine Calmon e Morrão Fumegante, Olodum, Baco Exu do Blues, Lazzo Matumbi, Afropop – Margareth Menezes, Afrocidade e Luedji Luna e Núcleo de Ópera da Bahia – um último show, que reuniria Panteras Negras e Didá, foi cancelado devido à pandemia.  

Programação

23 de fevereiro: Cortejo Afro

1º de março: Filhos de Gandhy

8 de março: Xella Orixá Convida

22 de março: Olodum

28 de março: Adão Negro

5 de abril: Salcity RAP

Fonte: Ascom/TCA

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!