29 de Abril de 2024

Portais de abordagem e reconhecimento facial começam a funcionar no pré-carnaval de Salvador

Desde 2016 a Polícia Militar instalou os Portais de abordagem em vários acessos para os circuitos do carnaval de Salvador. A ação garante a segurança dos foliões que participam dos bloquinhos e festejos de rua que estão movimentando a cidade nos últimos dias. Para o Fuzuê e o Furdunço, foram cinco acessos e 10 isolamentos no circuito Ondina-Barra.

Na abordagem, são registradas imagens com videomonitoramento e é feito o reconhecimento facial. Os policiais utilizam detectores de metais para evitar a entrada de objetos como tesoura e chave de fenda, que são recolhidos antes do acesso, e de objetos considerados ilícitos, como armas brancas, armas de fogo e drogas.

A tecnologia contabilizou cerca de 400 mil pessoas nos dois dias de evento onde os trios fazem o percuso no sentido Farol da Barra. O indicativo de público auxiliou no emprego das equipes policiais e de bombeiros ao longo de todo o evento. Nos portais de abordagem, pouco mais de 1.000 objetos cortantes e proibidos foram recolhidos. Pistolas de água, algemas, garfos, facas e barbeadores foram alguns dos materiais retidos.

Mais de 700 policiais e bombeiros realizaram a segurança, acompanhando os desfiles de bandas, com auxílio do Grupamento Aéreo (Graer) e de policiais em Plataformas de Observação Elevada (POE), instaladas em pontos estratégicos, para monitorar os foliões. Além da PM, a Polícia Civil levou três Postos Policiais ao Farol da Barra, à Avenida Almirante Marques de Leão e ao Morro do Gato, para registro de Boletins de Ocorrências, formalização de procedimento e orientações; e cerca de 80 bombeiros deram suporte às ocorrências de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Nas praias do circuito, dezesseis guarda-vidas do 13º Batalhão de Bombeiros Militar (BMar) reforçaram o patrulhamento nas praias e no mar.

Segurança reforçada

No total, foram mobilizados 1.184 policiais militares e o efetivo também irá atuar nos eventos dos próximos dias, A Melhor Segunda-feira do Mundo (05/02), Pipoco (06/02) e Habeas Copos (07/02), véspera da abertura oficial da festa, com reforço da corporação.

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!