28 de Abril de 2024

Itaparica comemora 201 anos de independência com programação especial

Itaparica comemora 201 anos de independência com programação especialConsiderada um dos principais destinos turísticos da Bahia, Itaparica terá cinco dias de programação cívica, cultural e artística para celebrar os seus 201 anos de independencia, comemorado em 7 de janeiro. As festividades acontecem entre os dias 5 e 9 de janeiro e visam destacar o protagonismo do povo itaparicano na luta pela consolidação da Independência do Brasil na Bahia.

No dia 5, a programação inclui shows de O Maestro e Silvano Salles. Já no dia 6, acontece a puxada do Carro do Caboclo, que sairá da Praça dos Veranistas, percorrendo as ruas do centro histórico da cidade, ainda sem a imagem, às 21h. O desfile é acompanhado por uma multidão de moradores com fachos acesos, um ritual secular da festa. Após a puxada, o público poderá aproveitar a segunda noite de shows com Marcelo Falcão, Solange Almeida, a banda de pagode La Fúria, além de uma banda local.

O ponto alto das comemorações acontece no dia 7, data da Independência de Itaparica. A celebração começa às 5h, com alvorada, seguido de hasteamento da Bandeira, às 7h, no Forte São Lourenço. Às 8h, será celebrada uma missa em agradecimento a Nossa Senhora da Piedade, na Igreja Matriz da cidade. Pela tarde, às 15h, acontece o tradicional cortejo pelas ruas de Itaparica que se destaca pela participação popular acompanhado de grupos culturais de indígenas, caboclos, baianas, sambadeiras e capoeiristas.

O momento mais aguardado do cortejo é a puxada do carro do caboclo, o protagonista da festa que representa os guerreiros e guerreiras que lutaram pela liberdade do seu povo. A imagem sairá da Fonte da Bica, percorrendo as ruas do centro da cidade no carro, a partir das 16h. A programação religiosa será marcada pela oração do Te Deum na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, às 17h30, e a apresentação do Auto “Roubada da Rainha”, na Aldeia Campo Formoso, às 19h. Na programação musical, Sorriso Maroto, Matheus Fernandes e Dilsinho sobem ao palco para animar o público.

No dia 8, acontece a segunda apresentação do Auto “Roubada da Rainha”, na Aldeia Campo Formoso, às 19h, seguido de mais uma noite de shows, com atrações ainda a serem confirmadas. Os festejos se encerram no dia 9, com a terceira apresentação do Auto “Roubada da Rainha”, às 19h, seguido do discurso do prefeito de Itaparica, Zezinho Oliveira, às 21h. A população se despede do caboclo no ritual conhecido como "Guardada", com cortejo que sai do Campo Formoso e percorre as ruas da cidade. Neste dia, a programação musical fica por conta de Mari Fernandez e Edson Gomes.

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!