02 de Maio de 2024

Carnaval da Bahia terá mais de 30 mil profissionais da Segurança Pública

O carnaval da Bahia contará com 30 mil profissionais das polícias Militar (PM) e Civil (PC), Departamento de Polícia Técnica (DPT) e Corpo de Bombeiros (CBMBA). A informação foi divulgada esta semana pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que divulgou o planejamento da Operação Carnaval 2023. 

O investimento é de mais de R$ 60,8 milhões. A Polícia Militar irá fazer o policiamento ostensivo e repressivo nos corredores da festa com efetivo de 22.700 policiais, distribuídos em 47 mil turnos. Eles estarão nas áreas de acesso e estações de transporte coletivo e nas principais vias de trânsito da capital baiana. Aeronaves, viaturas de quatro e duas rodas, cães e cavalos também darão apoio em atividades nas áreas que envolvem a festa. 

Os bombeiros vão atuar no combate a incêndios, salvamentos, resgates aquáticos, vistorias, atendimento pré-hospitalar, entre outras demandas em Salvador e 22 municípios. Haverá postos ao longo dos circuitos, incluindo as praias, além de caminhões auto bomba tanques, auto escada mecânico, e veículos para atendimento pré-hospitalar. O efetivo contará com 2.624 bombeiros militares. 

Já a Polícia Civil contará com delegados, escrivães e investigadores que realizarão atendimentos nos postos especializados e Delegacias Especiais de Área, divididos ao longo dos três circuitos. Ao todo, são 2.922 policiais civis distribuídos em quase 11 mil plantões, voltados para a repressão de crimes e qualidade no atendimento aos grupos vulnerabilizados.

Em Salvador, os acessos aos circuitos serão monitorados 24 horas, durante os seis dias do Carnaval 2023, pelos Portais de Abordagens. Ao todo, 300 câmeras fixas e móveis serão monitoradas pela SSP, dentre equipamentos de reconhecimento facial e de monitoramento. Assim como nos anos anteriores, detectores de metais irão impedir a entrada de armas de fogo, armas brancas e foragidos da Justiça na festa.

Durante a festa, a violência contra as mulheres também estará no foco das ações, com a distribuição de uma pulseirinha vermelha que estimula as vítimas a denunciarem os casos.

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!