19 de Março de 2024

Diversificação de roteiros dita ritmo do turismo na Chapada Diamantina

No momento em que especialistas de todo o mundo recomendam a retomada do turismo após a pandemia da Covid-19 aconteça a partir de atividades em contato com a natureza, evitando aglomerações, os municípios da Chapada Diamantina, no coração da Bahia, vão criar novos roteiros para contemplar atrativos menos tradicionais.

A proposta, apresentada pelo empresário Rogério Pereira, da BST Operadora, foi discutida, na tarde desta quinta-feira (28), durante a reunião on-line da câmara de turismo da Chapada Diamantina, com a participação de técnicos da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), gestores municipais e empresários da reunião. A ideia é criar oportunidades para a diversificação da atividade turística nessa que é a maior turística do estado e reúne mais de 30 municípios.

O emprego da tecnologia para o aprimoramento da gestão de empreendimentos turísticos e a aproximação do período para remapeamento dos municípios turísticos pelo Ministério do Turismo em parceria com as secretarias estaduais também entraram na pauta, bem como o Hub Tele-Empreendedor.

Trata-se do serviço de teleatendimento a empresários com o objetivo de diagnosticar e prestar auxílio ao setor turístico, um dos mais impactados pela crise do Covid-19, inclusive informações sobre acesso a crédito, em parceria com agências de fomento e bancos, como a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O projeto-piloto está sendo desenvolvido junto a empresários da Chapada Diamantina.

A iniciativa é da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Eaufba), em convênio com a as secretarias estaduais de Turismo (Setur) e do Planejamento (Seplan), Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e Fundação de Apoio à Pesquisa e a Extensão (Fapex).

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!