29 de Março de 2024

Resorts e parques aquáticos adotam protocolos de saúde e segurança para reabertura

Os protocolos de segurança e de saúde têm sido o norte para a gradual e responsável reabertura dos principais segmentos turísticos no Brasil. Diante disso, dois resorts -localizados na Costa do Sauípe (BA) e em Rio Quente (GO) - e o parque aquático Hot Park vão adotar novos procedimentos para protegerem as famílias e visitantes com base em orientações dos órgãos de saúde pública. Entre as mudanças propostas, estão a realização do check-in de forma online e o uso obrigatório de máscaras em todos os ambientes sociais dos empreendimentos.

Para Flávio Monteiro, diretor de operações da Aviva, empresa que administra os locais, a medida é uma forma de iniciar o processo de retorno das atividades. “Ainda não é possível informar uma data oficial para a reabertura de nossos destinos, mas estamos com todos nossos protocolos prontos para receber o público. A segurança dos nossos clientes e colaboradores são prioridades nesse momento e, por isso, criamos os protocolos de segurança e saúde para garantirmos uma experiência mais segura e confortável a todos”, esclareceu.

A tecnologia será uma importante aliada neste processo. Adotada desde 2019, as pulseiras de aproximação passarão a substituir os cartões de acesso aos quartos, garantindo uma experiência mais segura para os turistas. Segundo os responsáveis, os apartamento também passarão por um rígido processo de segurança e higienização, além disso, cada hóspede receberá um kit de álcool em gel e álcool 70%.

As piscinas, restaurantes e demais áreas de lazer terão procedimentos próprios para evitar aglomerações e garantir segurança sanitária. Os restaurantes, por exemplo, passarão a ofertar espaços especiais para as famílias garantindo o contato mínimo entre os hóspedes e assegurando a proteção aos funcionários. Ao invés de self-service, os pratos serão disponibilizados em serviços à la carte.

SELO - Recentemente, o Ministério do Turismo lançou os protocolos sanitários recomendados para 15 segmentos turísticos que desejam solicitar o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”. A expectativa da Pasta é que a adoção das medidas contribua para a retomada do setor ao atender as novas exigências do turista cada vez mais atento à questão da segurança e higiene. Os protocolos foram construídos em parceria com o trade, levando em consideração diretrizes internacionais, e contou com a validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A iniciativa tem como objetivo auxiliar o turista que, na retomada das viagens, irá procurar por estabelecimentos turísticos que assegurarem o cumprimento de, por exemplo, requisitos de higiene e limpeza para prevenção da Covid-19. Estão disponíveis protocolos para: Meios de Hospedagem; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; Parques Temáticos Aquáticos; Locadoras de veículos para turistas, Guias de Turismo, entre outros.

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!