20 de Setembro de 2019

Salvador ganha Prêmio Nacional de Turismo, do MTur; Cidade foi a única a disputar duas finais

O Programa de Otimização de Performance (POP), da Prefeitura de Salvador, foi reconhecido com o Prêmio Nacional de Turismo, do Ministério do Turismo (MTur). A cerimônia de entrega da premiação aconteceu, nesta quinta-feira (5), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

O POP disputou a final da categoria “Monitoramento e Avaliação do Turismo" com um projeto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Ceará e outro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio). Salvador é a primeira cidade do Brasil a ter uma teconologia como o POP, que monitora as avaliações de 80 hotéis e 37 principais atrativos turísticos da capital baiana, através de comentários dos visitantes em mais de 175 sites e agências online de turismo de 145 países, e em 45 idiomas.

A Prefeitura de Salvador também concorreu em outra categoria, “Valorização do Patrimônio pelo Turismo”. O Museu Casa do Carnaval da Bahia ficou em segundo lugar na categoria, concorrendo com um da Secretaria de Turismo Esportes e Lazer de Pernambuco e com outro do Icmbio. 

A premiação é inédita e foi lançada em outubro, com o objetivo de identificar, reconhecer, premiar e disseminar iniciativas, práticas inovadoras e casos de sucesso relacionados aos setores público e privado e ao terceiro setor do turismo brasileiro. Ao todo, 241 ações e casos de sucesso foram inscritas nas sete categorias do prêmio. Salvador foi o único destino turístico brasileiro, entre estados e municípios, a disputar duas finais em categorias diferentes.

POP
O Programa de Otimização de Performance (POP) monitora as avaliações de 80 hotéis e 37 principais atrativos turísticos da capital baiana, através de comentários dos visitantes em mais de 175 sites e agências online de turismo de 145 países, e em 45 idiomas. Salvador é primeira cidade brasileira a dispor desta tecnologia.

As avaliações dos usuários são contabilizadas através de informações contidas nas resenhas, por meio de um algoritmo que gera o índice Global Review Index (GRI), responsável por medir e classificar a reputação dos itens avaliados no destino Salvador, garantindo, uma visão detalhada a respeito da percepção do turista sobre a experiência na capital baiana.

Com o POP, Salvador já garantiu o certificado de Excelência do TripAdvisor para o Farol da Barra, a Ponta do Humaitá e o Pelourinho, além de manter o da Casa do Rio Vermelho. Na mesma linha, os hotéis que estão participando do POP melhoraram suas reputações no primeiro ano do programa.

Whatsapp

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!