Salvador ganha Prêmio Nacional de Turismo, do MTur; Cidade foi a única a disputar duas finais
O Programa de Otimização de Performance (POP), da Prefeitura de Salvador, foi reconhecido com o Prêmio Nacional de Turismo, do Ministério do Turismo (MTur). A cerimônia de entrega da premiação aconteceu, nesta quinta-feira (5), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
O POP disputou a final da categoria “Monitoramento e Avaliação do Turismo" com um projeto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Ceará e outro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio). Salvador é a primeira cidade do Brasil a ter uma teconologia como o POP, que monitora as avaliações de 80 hotéis e 37 principais atrativos turísticos da capital baiana, através de comentários dos visitantes em mais de 175 sites e agências online de turismo de 145 países, e em 45 idiomas.
A Prefeitura de Salvador também concorreu em outra categoria, “Valorização do Patrimônio pelo Turismo”. O Museu Casa do Carnaval da Bahia ficou em segundo lugar na categoria, concorrendo com um da Secretaria de Turismo Esportes e Lazer de Pernambuco e com outro do Icmbio.
A premiação é inédita e foi lançada em outubro, com o objetivo de identificar, reconhecer, premiar e disseminar iniciativas, práticas inovadoras e casos de sucesso relacionados aos setores público e privado e ao terceiro setor do turismo brasileiro. Ao todo, 241 ações e casos de sucesso foram inscritas nas sete categorias do prêmio. Salvador foi o único destino turístico brasileiro, entre estados e municípios, a disputar duas finais em categorias diferentes.
POP
O Programa de Otimização de Performance (POP) monitora as avaliações de 80 hotéis e 37 principais atrativos turísticos da capital baiana, através de comentários dos visitantes em mais de 175 sites e agências online de turismo de 145 países, e em 45 idiomas. Salvador é primeira cidade brasileira a dispor desta tecnologia.
As avaliações dos usuários são contabilizadas através de informações contidas nas resenhas, por meio de um algoritmo que gera o índice Global Review Index (GRI), responsável por medir e classificar a reputação dos itens avaliados no destino Salvador, garantindo, uma visão detalhada a respeito da percepção do turista sobre a experiência na capital baiana.
Com o POP, Salvador já garantiu o certificado de Excelência do TripAdvisor para o Farol da Barra, a Ponta do Humaitá e o Pelourinho, além de manter o da Casa do Rio Vermelho. Na mesma linha, os hotéis que estão participando do POP melhoraram suas reputações no primeiro ano do programa.
ÚLTIMOS POSTS
Turismo da Bahia alcança marcas históricas em 2025
NOTÍCIAS 30/12/2025 10:38Recuperação dos atracadouros de Morro de São Paulo e de Gamboa do Morro, em Cairu, tem o investimento de R$ 8,8 milhões
DESTINOS 29/12/2025 15:19Esplanada recebe obras para dinamizar o turismo
NOTÍCIAS 29/12/2025 07:18Virada Salvador 2026 chega ao 2º dia com Edson Gomes, Claudia Leitte, Simone Mendes, Pablo e Tony Salles
NOTÍCIAS 28/12/2025 17:21Primeira noite de Festival Virada em Salvador não tem registro de crime grave
NOTÍCIAS 28/12/2025 17:12Ver todas as notícias