29 de Março de 2024

Cemitério dos Ingleses: passeio cheio de história e tranquilidade na Ladeira da Barra

Seja a pé, de carro ou ônibus, quem passa pela Ladeira da Barra, em Salvador, tem motivo suficiente para se distrair com o marzão da Baía de Todos os Santos. Mas tem um ponto que merece toda a sua atenção: o Cemitério Britânico ou Cemitério dos Ingleses, como é mais conhecido. Não ache estranha a diga, pois cemitérios estão na rota de muitas cidades do mundo, pela arte tumular ou cemiterial e também por serem registro de uma época. 

Entrada principal: na Ladeira da Barra
(Foto: Reprodução/Instagram dea_cardoso)

 

Além de sua importância história, o local transborda tranquilidade e paz, tendo o mar como moldura. É justamente esse o grande atrativo do local, já que o cemitério é bem pequeno. Se for no final da tarde então, o pôr do sol trará uma luz especial para esse momento de respiro no seu passeio. Fica super perto do Porto da Barra, então dá pra ser facilmente incluído no seu roteiro por lá. O funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 17h, com entrada gratuita. 

Para um passeio tranquilo
(Foto: Reprodução/Instagram geraldomonizdearagao)

 

A existência do Cemitério Britânico em Salvador está relacionada à religião. Em 1810, o Príncipe Regente D. João concedeu aos britânicos residentes no Brasil o direito de estabelecer seus próprios cemitérios. Quando chegaram por aqui, lá pelo século 19, os imigrantes britânicos eram protestantes, da Igreja Anglicana, e construíram sua própria Capela no Campo Grande. Composto também por um capela do séc 19, esse sítio histórico foi tombado, em 1993, pelo Governo da Bahia.

Entrada principal: na Ladeira da Barra
(Foto: Reprodução)

 

Nessa época, o cemitério ficava na época em um sítio rural, no Arraial da Barra, distante do Centro da Cidade. Nele estão sepultados um dos fundadores da Escola Tropicalista Baiana, o médico britânico John Ligertwood Paterson, o fundador da empresa de navegação Wilson & Sons, Edward Pellew Wilson, dois companheiros da expedição do Beagle de Charles Darwin, ex-consules britânicos e dos Estados Unidos, além de membros da comunidade judaica.
 
Se ligue!
Cemitério Britânico
Ladeira da Barra, Salvador
Segunda a sábado, 8h às 17h
Entrada gratuita

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!