24 de Abril de 2024

Portuguesa Maluca: uma verdadeira surpresa gastronômica entre vinhos e petiscos

Uma casa de vinhos portugueses que também é um restaurante de primeira. É assim a Portuguesa Maluca, na Rua Fonte do Boi, no Rio Vermelho, em Salvador. Inspirado nas famosas tascas da terrinha, o local foi idealizado pelo escritor Ricardo Ferreira e pelo sommélier e chef Nuno Salvaterra, ambos portugueses. A dica é do leitor Ugo Melo, que se esbaldou por lá, com amigos.

Polvo com batatas: de comer rezando
(Fotos: Reprodução/Instagram)

 

A Portuguesa Maluca não tem um cardápio fixo. É o que der na cabeça do chef e o que estiver disponível no mercado de peixes, mariscos e carnes local. Mas, claro, tudo regado a muito azeite, aquele tempero de comer rezando, e harmonizado com vinhos também portugueses. Ao chegar, você encontra uma lista escrita num quadro negro, mas os pratos disponíveis também vão mudando ao longo do dia… 

Bolinho de bacalhau, de entrada ou para petiscar

 

Também não tem carta de vinhos, nem você encontra cerveja por lá… Para escolher o vinho que beberá, um garçom ou o próprio chef te pega pela mão e leva para conhecer os vinhos em exposição, conta os detalhes, descreve os rótulos, origem, harmonização. Aproveite a aula e experiencie a cultura portuguesa. 

Os frutos do mar têm destaque no cardápio. Torça para passar por lá quando tiver polvo ou lagosta. Se não encontrar, já tem uma desculpa para voltar. De sobremesa, pastel de nata e pera bêbada! Quer mais?

O chef Nuno Salvaterra finalizando um prato

 

A Fonte do Boi é uma rua charmosa, onde estão localizados os hotéis Ibis, Mercure e o extinto Pestana. É bem residencial, mas também tem muitos restaurantes. A Portuguesa Maluca fica no térreo de um prédio residencial. Uma portinha que pode passar despercebida aos desavisados. Alguns bancos de madeira e o quadro na frente indicam que ali tem negócio. O local é pequeno e aconchegante, com poucas mesas e bancos altos, ideais para petiscar com amigos, no almoço ou no jantar. 

Pastel de nata e pêra bêbada: sobremesas

 

Se ligue!
Portuguesa Maluca @portuguesamaluca / 
71 3565-8881
Rua Fonte do Boi, 26, Rio Vermelho, Salvador
Segunda a sábado, 13h às 23h30

Whatsapp

ÚLTIMOS POSTS

Galeria

Suba 100: mountain bike no Vale do Jiquiriçá
Pensou em praia? Veja algumas das mais bonitas
Ver todas as galerias

Eu fui!